ARTIGO: Cinema não se faz sozinho, não se faz sem recursos, cinema precisa de difusão

Este ano é a primeira vez que filmes de Rondônia (RO), Roraima (RR) e Tocantins (TO) marcam presença no Festival de Cinema de Gramado. A primeira vez de muitos da região Norte

ARTIGO: Cinema não se faz sozinho, não se faz sem recursos, cinema precisa de difusão

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Ela mora logo ali, filme dirigido por @fabianodbarros e @rafaelrogante, produzido e realizado em Porto Velho-RO com uma equipe talentosa e inteiramente de lá, não só foi selecionado no Festival de Gramado, como ganhou 3 grandes prêmios: Melhor Roteiro, Melhor Atriz e Melhor Filme pelo Júri Popular.


Primeiro filme de Rondônia no Festival de Cinema de Gramado, em sua 51° edição. Pensa na felicidade!

 

Não é só pelo prêmio e merecido reconhecimento de um trabalho, mas sobre dar voz as produções do norte, falar que Rondônia é Rondônia e como tem gente talentosa nessa terra. Ver o povo do Norte ocupar lugares que antes nos parecia impossível chegar.


Em 2022, o primeiro longa-metragem produzido no Acre, Noites Alienigenas, de Sérgio de Carvalho, ganhou melhor filme nesse mesmo festival. E que lindo ver nossos vizinhos acreanos despontando no circuito Nacional.


Este ano é a primeira vez que filmes de Rondônia (RO), Roraima (RR) e Tocantins (TO) marcam presença no Festival de Cinema de Gramado. A primeira vez de muitos da região Norte. Percebem? Primeira vez.


Pois é, cinema não se faz sozinho, cinema não se faz sem recursos, cinema precisa de difusão. É por isso que as políticas dos editais são necessárias e cada vez mais urgentes.


Quando os recursos não chegam no Norte, quando uma janela não se abre pro Norte, o silenciamento é certo e brutal. Por isso, agradeço ao @festivaldecinemadegramado, aos curadores por esse olhar atento e curioso para as produções que estão acontecendo no norte do país.


Agradeço aqui aos que vieram antes e que abriram caminhos no audiovisual em RO e os que seguem trilhando e fazendo desse um lugar cada vez melhor. Pessoas que tive o prazer de conhecer e aprender um bocado de coisas. Obrigada por tanto!
 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS