‘Cangaço Novo’ é faroeste moderno — e violento — no sertão

No seriado, o diretor Aly Muritiba transpõe o universo dos bandoleiros nordestinos para os dias atuais e traça um exame moral da corrupção pelo crime

 ‘Cangaço Novo’ é faroeste moderno — e violento — no sertão

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

No meio da Caatinga cearense, uma fila se forma em frente ao banco em dia de pagamento. O marasmo dos assalariados, então, é perturbado pelo som de tiros e caminhonetes barulhentas que anunciam: bandidos do sertão chegaram para mais um assalto. O título do seriado Cangaço Novo, já disponível no Amazon Prime Video, não deixa dúvida do que vem por ai.

 

 Filmada na Paraíba por cinco meses e com elenco nordestino, a produção do cineasta Aly Muritiba, em parceria com Fábio Mendonça, traz uma visão atualizada sobre bandos criminosos como o do mítico Virgulino Ferreira, o Lampião (1898-1938). Saem de cena, porém, os chapéus e cavalos típicos da imagem que se tem desse universo — o cangaço de agora é infinitamente mais violento, profissional e armado até os dentes.


Em Cangaço Novo, Muritiba e Mendonça não só adicionam violência ao caldeirão: eles investem no exame moral de anti-heróis que, na linha da americana Breaking Bad, são movidos a princípio por uma causa ou necessidade, mas se inebriam com o crime e tornam-se seus reféns.

 

O protagonista Ubaldo (Allan Souza Lima) é um bancário que pena para financiar o tratamento de saúde do pai adotivo, até descobrir que teria direito a uma herança na cidade fictícia de Cratará.

 

Ele parte para recuperar o que lhe pertence, mas lá descobre ser descendente de um famoso cangaceiro, entrando numa disputa de poder na família e no bando que adota. Num faroeste sertanejo, dramas assim se resolvem à bala.

 

Edição: Rondoniaovivo

AUTOR: Thiago Gelli (Veja)

https://veja.abril.com.br/coluna/tela-plana/lampiao-3-0-cangaco-novo-e-faroeste-moderno-e-violento-no-sertao/

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS