GRATUITO: Departamento de Artes da Unir oferece Curso de Introdução à Poesia Concreta Brasileira

Departamento de Artes oferece Curso de Introdução à Poesia Concreta Brasileira

GRATUITO: Departamento de Artes da Unir oferece Curso de Introdução à Poesia Concreta Brasileira

Foto: Divulgação

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O Grupo de Estudos em Arte Construtiva e Poéticas Intersemióticas (Acinte), vinculado ao Departamento Acadêmico de Artes (DArtes) da UNIR, ofertará, a patir de agosto, o minicurso de extensão Introdução à Poesia Concreta Brasileira,  coordenado e  ministrado pelo professor Felipe Paros (DArtes-UNIR).

 

As inscrições para participar das atividades estarão abertas no período de 24 de julho a 2 de agosto e devem ser feitas pelo e-mail acinteinscricoes@gmail.com. Ao todo, o curso terá 10 encontros em ambiente virtual, aos sábados, das 15h às 17h, e haverá certificação para os participantes.

 

Durante os encontros, a poesia concreta brasileira será apresentada, discutida e analisada entre os participantes da atividade. Serão abordados temas como os antecedentes históricos do seu surgimento (na década de 1950), o ambiente cultural e artístico do Brasil nos anos 50, os fundamentos teóricos por trás dos poemas, as publicações históricas que os veicularam, a sua inevitável influência internacional e os seus desdobramentos dentro do país dos anos 70 em diante.

 

Poesia concreta 

 

concebida e desenvolvida no Brasil durante os anos 50 e 60, a poesia concreta é uma contribuição brasileira verdadeiramente original ao cenário cultural e artístico mundial. Buscando recuperar tanto o legado de radicalidade poética do primeiro modernismo brasileiro, quanto o de criadores como o francês Stéphane Mallarmé, o irlandês James Joyce e o estadunidense Ezra Pound (mas também responder às transformações econômicas e tecnológicas sofridas pelo Brasil no pós-guerra), os poetas concretos originais (Augusto de Campos, Haroldo de Campos e Décio Pignatari) propuseram uma nova forma de pensar e compor poemas: o poeta não seria mais um bardo cantando suas dores, mas sim um designer de linguagem, valendo-se dos aspectos verbais, sonoros e visográficos das palavras.

 

Felipe Paros 

 

É mestre e doutor em Artes pela Unesp. Especialista em Linguagens das Artes pela USP. Tem experiência na área de Artes Visuais, com ênfase em História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: Vanguardas Construtivas e Conceituais, Periódicos de Vanguarda, Poesia Visual, Intersemiótica e Experimental no Brasil. É membro do Grupo de Pesquisa Arte Construtiva e Poéticas da Visualidade (UNESP-SP) e líder do Acinte - Grupo de Estudos em Arte Construtiva e Poéticas Intersemióticas (UNIR-RO).

 

Encontros

 

05.08 – Antecedentes Históricos 1 (da antiguidade ao barroco)
12.08 – Antecedentes Históricos 2 (as vanguardas europeias)
02.09 – O cenário cultural e artístico brasileiro nos anos 50
09.09 – Mallarmé, Pound, Joyce: o paideuma concreto
16.09 – Sobre o plano piloto para a poesia concreta
23.09 – Revista Noigandres e a Fase Ortodoxa/Heroica
30.09– Revista Invenção e a abertura para outras experiências
07.10– Dissidências: neoconcretismo e poema processo
14.10 – Influência Internacional: o caso da Poesia Experimental Portuguesa
28.10 – Desdobramentos: as Revistas de Invenção (o caso “Artéria”)


UNIR


Centro - Av. Presidente Dutra, 2965
Porto Velho - RO
Telefone: 69 2182-2000

 

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