O tema é 'Amazônia Plural: Cultura, Memória e Ancestralidade'
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Com a temática “Amazônia Plural: Cultura, Memória e Ancestralidade", a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) sediará de 4 a 8 de julho, o IV Forcult Norte, etapa regional do Fórum de Gestão Cultural das Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras (Forcult). O evento ocorrerá em formato híbrido, no campus Unir de Porto Velho, com transmissão pelo canal dessa instituição no Youtube, neste link.
A atividade tem como objetivo contribuir para o intercâmbio cultural entre universidades como estratégia de valorização da diversidade cultural e desenvolvimento da Amazônia.
O evento é organizado pela Unir, por meio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (Procea). Podem participar da ação quaisquer pessoas das Instituições de Ensino Superior que atuam direta ou indiretamente com cultura, bem como pessoas da comunidade em geral interessadas em produção e gestão cultural, como agentes e gestores culturais, artistas, produtores, técnicos, estudantes, representantes de coletivos, movimentos sociais e instituições culturais.
Inscrições
As inscrições online estarão abertas a partir de 29 de junho por meio deste link (clique aqui para se inscrever). No mesmo endereço também será divulgada a programação completa do evento, que no primeiro dia, 04/07, acontecerá na Unir-Centro, e nos demais dias ocorrerá no Campus de Porto Velho.
Programação
A palestra de abertura do IV Forcult Norte abordará o tema Amazônia Plural: Cultura, Memória e Ancestralidade, dia 04/07, no auditório da Unir-Centro, a partir das 15h.
O evento terá outras palestras, mesas redondas e grupos de trabalho para discussão das temáticas propostas acerca das estratégias de cultura para a região Amazônia no atual contexto do país, do fomento de parcerias institucionais para gestão cultural e do turismo na região, entre outros assuntos pertinentes.
Também haverá atividades culturais no Campus da Unir e em pontos turísticos de Porto Velho, além de visitas guiadas à Galeria de Artes da UNIR e às coleções biológicas e arqueológicas.
Veja a programação completa do IV Forcult Norte aqui.
Arraial da Unir
O encerramento do Forcult será no sábado à noite, dia 8, com o Arraial da UNIR, um evento tradicional realizado todos os anos em comemoração ao aniversário da Universidade Federal de Rondônia, que completa 41 anos em 2023. O Arraial será no Mercado Cultural, em frente à Unir-Centro, a partir das 19h.
As transmissões das atividades do IV Forcult Norte poderão ser acompanhadas pelo do Canal da Unir no Youtube, neste link.
Forcult
O Forcult é uma entidade de natureza propositiva e consultiva, destinada à articulação entre agentes culturais para promover a reflexão crítica, a orientação e o acompanhamento de políticas culturais e da gestão da cultura nas Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras (IPES).
Composto por representações regionais e nacional, o Forcult realiza encontros anuais para a construção de possíveis caminhos para uma gestão cultural universitária pautada pelo reconhecimento do papel cultural das IPES e da transversalidade da cultura nas ações de ensino, pesquisa e extensão, bem como nos diversos campos de conhecimento.
Além dos encontros anuais, o Forcult atua de modo contínuo na forma de Grupos de Trabalho, que discutem e propõem soluções para questões relevantes da gestão cultural universitária, e também por meio das ações e atividades propostas e desenvolvidas pela Coordenação Nacional e pela Diretoria Executiva.
O VII Encontro Nacional do Forcult será realizado de 29 de agosto a 1º de setembro de 2023 na Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, em Vitória-ES.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!