CIS E TRANS: Escritora rondoniense prepara livro que reúne contos de mulheres negras e indígenas

“Minha mãe sempre me incentivou a estudar, pois acredita que a educação pode mudar o mundo", afirma a escritora

CIS E TRANS: Escritora rondoniense prepara livro que reúne contos de mulheres negras e indígenas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em breve, a escritora rondoniense, que reside em São Paulo, Djeine Patrícia Santos Farias, 27 anos, lançará um livro totalmente autoral, onde reúne 44 contos de mulheres negras e indígenas (cis e trans). Além de escritora, Djeine Patrícia também é professora de Língua Portuguesa, fotógrafa e podcaster (veja aqui).

 

A escritora é vilhenense, passou pelas escolas Mário Grasso, Ronaldo Aragão, Wilson Camargo, Hermógenes Roberto Nogueira, Cristo Rei, e Shirlei Ceruti, e fez ensino superior na Universidade Federal de Rondônia - UNIR, onde concluiu, em 2018, o curso de Letras Português e suas respectivas Literaturas, com nota 100.

 

 

No ano de 2021, ela se inscreveu em um edital intitulado “Escritas Femininas em Primeira Pessoa”. O chamamento recebeu 204 textos e, deste montante, foram selecionados 44, dos quais apenas dois foram do estado de Rondônia - um de Ji-Paraná e o outro de Vilhena.

 

“Minha mãe sempre me incentivou a estudar, pois acredita que a educação pode mudar o mundo. Ela sempre me matriculou em cursos gratuitos da cidade. Enquanto eu estudava de manhã, fazia cursos no período oposto, já fiz de tudo, desde artesanato com miçangas a Recursos Humanos. Enquanto fazia a graduação tive a oportunidade de conhecer diversos lugares históricos do Brasil e participar de eventos como monitora e palestrante ao lado das minhas professoras", destacou.

 

Projeto 


O evento mais importante em que ela participou foi o ENDIPE, que aconteceu em 2018 em Salvador na Bahia. "Lá eu apresentei juntamente com minhas professoras doutoras, um trabalho que foi desenvolvido na iniciação científica e no grupo de pesquisa literária GEPOEC, onde foi mostrado os resultados do projeto de leitura literária que desenvolvemos na escola Maria Arlete Toledo.”

 

Fonte: https://djeidjei.substack.com

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS