FUNARTE: Artistas podem inscrever projetos para Iberescena até 26 de julho

São aceitos projetos para as linhas de Criação em Residência; Coprodução de Espetáculos; e Programação de Festivais e Espaços Cênicos

FUNARTE: Artistas podem inscrever projetos para Iberescena até 26 de julho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Está oficialmente aberta a Convocatória Iberescena 2023-2024 para projetos de artes cênicas. A Funarte representa o Brasil no programa, formado também por outros 16 países. Até 26 de julho, são aceitas inscrições em três Linhas de Apoio: Criação em Residência, com aporte de até 10 mil euros; Coprodução de Espetáculos de Artes Cênicas, com auxílio de até 15 mil euros; Programação de Festivais e Espaços Cênicos, com até 20 mil euros por projeto.

 

As candidaturas podem ser efetuadas pela plataforma do Iberescena (iberescena.org). A candidata(o) precisa clicar em "Iniciar Sesión" ("iniciar sessão"), disponível na parte superior direita do website; e registrar nome de usuário e senha. Uma vez registrada(o) e logada(o), a candidata ou candidato visualiza seu nome no local onde antes aparecia "Iniciar Sesión", com uma área clicável com a opção de "NUEVA SOLICITUD". A cada etapa da inscrição que for realizada, é preciso ir clicando em "GUARDAR BORRADOR" ("salvar rascunho"). Na página própria de cada uma das três linhas da convocatória, o programa disponibiliza um arquivo tutorial com todas as etapas de inscrição.

 

Novidades da convocatória

 

Para o Concurso 2023-2024, foram revistos alguns dos parâmetros modificados durante a pandemia e incluídos outros novos. Para destacar alguns deles, foram reconsiderados os países-membros mínimos necessários para a composição dos projetos candidatos, fixando-se pelo menos dois artistas convidados e/ou companhias de dois países-membros para as linhas de Criação em Residência e Programação (e mantendo os dois núcleos de coprodução da Linha de Coprodução).

 

Foram também revistos os valores dos apoios para cada uma das três linhas e é agora aplicada uma nova cláusula de não precariedade em que, embora o Conselho Intergovernamental possa conceder uma ajuda inferior ao valor solicitado, esse valor não pode ser inferior a 40% do requerido pelo proponente, garantindo assim um melhor desenvolvimento dos projetos beneficiados. Outro aspecto a ser destacado em relação ao uso dos recursos do programa é que, a partir de 2024, poderá ser inscrito auxílio financeiro de apoio à infância, de forma a conciliar a vida familiar e profissional dos artistas.

 

Neste Concurso 2023-2024, as pessoas que não forem beneficiadas poderão ter acesso à pontuação de seus projetos, bem como às anotações e/ou recomendações pertinentes que tenham sido feitas ao seu projeto, por meio da Plataforma Iberescena.

 

Um vídeo de apresentação do concurso está disponível na página do Iberescena no Facebook (facebook.com/iberescena.artesescenicasiberoamericanas) e dúvidas também podem ser enviadas para o e-mail contacto@iberescena.org

 

O Iberescena completa 17 anos de existência em 2023, buscando estimular o fomento e a integração das atividades de circo, dança, teatro e performance. As propostas de artes cênicas devem promover a internacionalização e o intercâmbio de artistas e produtores brasileiros, em parceria com cidadãos dos outros países do programa.

 

Os objetivos do Iberescena foram estabelecidos com a Carta Cultural Ibero-americana, aprovada na IX Conferência Ibero-americana de Cultura, em 2006. Os recursos financeiros do Fundo provêm das contribuições dos Estados-membros. O Brasil, representado pela Funarte, integra o Fundo desde o ano de 2010.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS