FUNARTE: Artistas podem inscrever projetos para Iberescena até 26 de julho

São aceitos projetos para as linhas de Criação em Residência; Coprodução de Espetáculos; e Programação de Festivais e Espaços Cênicos

FUNARTE: Artistas podem inscrever projetos para Iberescena até 26 de julho

Foto: Divulgação

Está oficialmente aberta a Convocatória Iberescena 2023-2024 para projetos de artes cênicas. A Funarte representa o Brasil no programa, formado também por outros 16 países. Até 26 de julho, são aceitas inscrições em três Linhas de Apoio: Criação em Residência, com aporte de até 10 mil euros; Coprodução de Espetáculos de Artes Cênicas, com auxílio de até 15 mil euros; Programação de Festivais e Espaços Cênicos, com até 20 mil euros por projeto.

 

As candidaturas podem ser efetuadas pela plataforma do Iberescena (iberescena.org). A candidata(o) precisa clicar em "Iniciar Sesión" ("iniciar sessão"), disponível na parte superior direita do website; e registrar nome de usuário e senha. Uma vez registrada(o) e logada(o), a candidata ou candidato visualiza seu nome no local onde antes aparecia "Iniciar Sesión", com uma área clicável com a opção de "NUEVA SOLICITUD". A cada etapa da inscrição que for realizada, é preciso ir clicando em "GUARDAR BORRADOR" ("salvar rascunho"). Na página própria de cada uma das três linhas da convocatória, o programa disponibiliza um arquivo tutorial com todas as etapas de inscrição.

 

Novidades da convocatória

 

Para o Concurso 2023-2024, foram revistos alguns dos parâmetros modificados durante a pandemia e incluídos outros novos. Para destacar alguns deles, foram reconsiderados os países-membros mínimos necessários para a composição dos projetos candidatos, fixando-se pelo menos dois artistas convidados e/ou companhias de dois países-membros para as linhas de Criação em Residência e Programação (e mantendo os dois núcleos de coprodução da Linha de Coprodução).

 

Foram também revistos os valores dos apoios para cada uma das três linhas e é agora aplicada uma nova cláusula de não precariedade em que, embora o Conselho Intergovernamental possa conceder uma ajuda inferior ao valor solicitado, esse valor não pode ser inferior a 40% do requerido pelo proponente, garantindo assim um melhor desenvolvimento dos projetos beneficiados. Outro aspecto a ser destacado em relação ao uso dos recursos do programa é que, a partir de 2024, poderá ser inscrito auxílio financeiro de apoio à infância, de forma a conciliar a vida familiar e profissional dos artistas.

 

Neste Concurso 2023-2024, as pessoas que não forem beneficiadas poderão ter acesso à pontuação de seus projetos, bem como às anotações e/ou recomendações pertinentes que tenham sido feitas ao seu projeto, por meio da Plataforma Iberescena.

 

Um vídeo de apresentação do concurso está disponível na página do Iberescena no Facebook (facebook.com/iberescena.artesescenicasiberoamericanas) e dúvidas também podem ser enviadas para o e-mail contacto@iberescena.org

 

O Iberescena completa 17 anos de existência em 2023, buscando estimular o fomento e a integração das atividades de circo, dança, teatro e performance. As propostas de artes cênicas devem promover a internacionalização e o intercâmbio de artistas e produtores brasileiros, em parceria com cidadãos dos outros países do programa.

 

Os objetivos do Iberescena foram estabelecidos com a Carta Cultural Ibero-americana, aprovada na IX Conferência Ibero-americana de Cultura, em 2006. Os recursos financeiros do Fundo provêm das contribuições dos Estados-membros. O Brasil, representado pela Funarte, integra o Fundo desde o ano de 2010.

Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS