FOTOGRAFIA: Andrea Melo apresenta a exposição ‘Corpo Árvore’ na Galeria de Arte da Unir

Mostra pode ser vista na Galeria de Artes da UNIR até dia 7 de junho

FOTOGRAFIA: Andrea Melo apresenta a exposição ‘Corpo Árvore’ na Galeria de Arte da Unir

Foto: Pritama Brussolo

A exposição de fotografia “Corpo-Árvore”, da artista porto-velhense Andréa Melo, está em cartaz na Galeria de Artes da Unir (GAU) até o dia 7 de junho.

 

A atividade faz parte da programação de Comemoração da Semana Nacional dos Museus 2023, promovida pelo Curso de Licenciatura de Artes Visuais da Universidade Federal de Rondônia em parceria com o Museu de Memória Rondoniense.

 

 

Andréa explica que a sua obra propõe um olhar-sentir na aproximação de seu corpo com as árvores na intenção de provocar uma reflexão sobre essa relação e as diversas sensações que poderá fruir no espectador ao percorrer sobre o espaço expositivo.

 

 

Sua série de autorretratos surge a partir de experimentações fotográficas de interação da artista com o meio ambiente, em que ela traz sua experiência da dança para criar gestos-capturas que buscam conectar e se integrar ao espaço, de modo a sugerir uma simbiose de um corpo-árvore-memória, atravessado por uma conversa silenciosa e ancestral.

 


"No processo de buscar um diálogo com os corpos-árvores, Andréa Melo se permite sensorialmente ao encontro, há uma entrega. Um corpo que ora se hibridiza, ora se sobrepõe num biomorfismo que evoca formas vivas e orgânicas. As nervuras das raízes; as curvas e texturas dos troncos; as folhas e seus diferentes tons, formatos e tamanhos; o sol que atravessa em feixes de luz; as pequenas formigas que abrem caminhos; a fluidez do que corre em seiva no entre, nos trazem uma outra dimensão de tempo, que se move lento, um tempo próprio de memórias vivas e juntar-se a elas, é se tornar um ser-árvore, incorporando-a neste espaço de quietude", afirma a curadora, Pritama Brussolo.

 


FICHA TÉCNICA
CONCEPÇÃO E FOTOGRAFIAS: Andréa Melo
EDIÇÃO DE IMAGENS E PRODUÇÃO DE APOIO: Frank Dallgnese
MONTAGEM: Andréa Melo e Andressa Gonçalves
CURADORIA: Pritama Brussolo


 

Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Quem é mais culpado pelas enchentes em Porto Velho?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS