DANÇA DO SOL: Nesta terça tem espetáculo do Balé Folclórico do Amazonas; a entrada é franca

O espetáculo faz parte da programação do Amazônia das Artes, promovido pelo Sesc/RO

DANÇA DO SOL: Nesta terça tem espetáculo do Balé Folclórico do Amazonas; a entrada é franca

Foto: Divulgação

Na programação do Sesc Amazônia das Artes desta terça-feira,9, tem a apresentação o espetáculo Dança do Sol, com o Balé Folclórico do Amazonas, no auditório Leila Barreiros, em Ji-Paraná. A indição é livre ea duração é de 40min. A entrada é franca.

 

Sinopse

 

 Manter vivo o folclore amazônico é manter acessa a cultura do nosso povo e essa é a proposta do Balé Folclórico do Amazonas através da arte da dança. O espetáculo Dança do Sol é inspirado no trabalho do advogado, escritor e professor amazonense, conhecido por sua contribuição maciça para o estudo da história do Amazonas, Mário Ipiranga Monteiro. Esta pesquisa foi realizada in loco em 1934 no rio Mapiá e fala da adoração ao sol pelo olhar dos índios arara.

 

A Dança do Sol é dirigida especialmente ao astro, a dança foi, várias vezes, imitada pelos mestiços, mas nunca foi popularizada. Ela se trata de uma dança sagrada, uma invocação ao sol para realização do ritual da puberdade, onde os jovens são apresentados às quatro malocas, depois do ritual eles eram considerados aptos ao casamento e também já podiam ser entendidos como guerreiros, esse rito de passagem está entrelaçado ao mito arara.

 

Essa atividade acontece todos os anos de seis em seis meses. O ritual começa meados da tarde e só cessa quando o sol desaparece, porém a festa continua até a formação dos quatro raios que simbolizam o sol.

Direito ao esquecimento
Você acredita que a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré será reaberta ainda este ano?
Como você classifica a gestão do prefeito Ivair Fernandes em Monte Negro?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS