UNIR: Curso de Música da instituição recebe nota 4 na avaliação do Ministério da Educação

Nota é considerada muito boa e acima da média na escala que vai de 1 a 5

UNIR: Curso de Música da instituição recebe nota 4 na avaliação do Ministério da Educação

Foto: Divulgação

O curso de graduação em Música da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Porto Velho, alcançou nota 4 na avaliação do Inep/MEC, uma nota considerada muito boa e acima da média na escala que vai de 1 a 5. A avaliação do curso foi realizada virtualmente entre os dias 10 e 12 de abril e o resultado pode ser acessado aqui.

 

Os professores Cristiano Sousa, coordenador do curso, e Cléber de Lima, vice-coordenador, acreditam que o êxito obtido na avaliação é resultado do trabalho coletivo de muitos anos empreendido por docentes, técnicos, discentes e administração superior da Universidade. “A nota reafirma a grandeza do curso de Música na nossa Universidade, e este trabalho continuará com a expansão do número de docentes, de espaços, equipamentos, eventos e pesquisas”, comenta o professor Cristiano.

 

A nota 4 atesta a qualidade do ensino público e gratuito oferecido pela Universidade Federal de Rondônia e também comprova que medidas como a revisão do PPC do curso e os investimentos realizados em infraestrutura resultaram em melhorias no ensino e, consequentemente, em uma boa avaliação do curso de Música.

 

Para o vice-coordenador, professor Cléber de Lima, entre os principais fatores que levaram a esse resultado estão a atualização da bibliografia básica e complementar (física e virtual) do curso, a melhoria dos laboratórios didáticos, a dedicação dos professores que integram o NDE do curso e também o engajamento dos alunos e alunas nas atividades acadêmicas.

 

Como destacou a pró-reitora de Graduação da UNIR, Verônica Cordovil, os esforços da instituição para garantir a melhor infraestrutura a todas as graduações oferecidas são constantes. “A UNIR adquiriu recentemente mais de 30 mil títulos de e-books e os laboratórios didáticos tem sido equipados, tanto que um edital exclusivo para isso foi recentemente implementado”, diz a pró-reitora, acrescentando que estas são ações que alcançam todos os cursos da Universidade, em todos os oito campi da UNIR.

 

Sobre o curso

 

O Curso de Música da UNIR é reconhecido pelo MEC desde abril de 2015 e sua primeira turma foi aberta no semestre anterior, em 2014.2. Desde então, até o semestre letivo de 2022.1, contava com mais de 30 egressos formados no campo da Educação Musical. Atualmente o curso oferta 20 vagas anuais para ingresso de novos alunos no segundo semestre letivo, todas destinadas à licenciatura e ensino presencial.

 

Com o objetivo principal de formar profissionais licenciados na área da Música, o curso contribui também na promoção do conhecimento e desenvolvimento da educação musical nas suas diversas vertentes e amplitudes, estimulando o pensamento crítico em relação às artes e à cultura como elementos essenciais ao desenvolvimento de uma nação; do fazer artístico; da sensibilidade estética e cultural em Rondônia, promovendo a musicalização e a formação de plateia no Estado.

 

Algumas das matérias ofertadas pelo curso de Música da UNIR são História da Arte, Libras, Fundamentos da Educação Musical, Percepção Musical, Psicologia da Educação, Processos de Educação Musical, Técnica Vocal, Metodologia, História da Música, Harmonia e morfologia, Legislação, Antropologia, Prática Instrumental, História da Música Popular Brasileira, História da Cultura Afro Brasileira e Indígena, Didática e Filosofia.

 

Saiba mais sobre o curso de Música no endereço eletrônico www.musica.unir.br e também no perfil @musica.unir no Instagram.

Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?
Qual pré-candidato à Prefeitura de Candeias do Jamari tem sua preferência?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS