MULHERES: Obras de escritoras de Rondônia são divulgadas em Belo Horizonte

Lançamento da coletânea comemorativa aos 53 anos da AJEB Nacional :“Originárias: A Força Criativa do Legado Feminino”

MULHERES: Obras de escritoras de Rondônia são divulgadas em Belo Horizonte

Foto: Divulgação

A Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – AJEB Nacional – realizou no período de 13 e 16 de abril, em Belo Horizonte (MG), o III Encontro Nacional e II Internacional, que reuniu dezenas de jornalistas e escritoras, oriundas de diversos estados brasileiros e do Distrito Federal, bem como dos Estados Unidos, França e Países Baixos.

 

A AJEB foi criada em 8 de abril de 1970, no estado do Paraná, com o objetivo de estimular a produção literária feminina, bem como o habito da leitura, principalmente do público jovem e infantil. Atualmente a Associação conta com 20 Coordenadorias estaduais.

 

A Coordenadoria da AJEB em Rondônia, criada em 03 de Abril de 2022, é presidida pela escritora Izabel Cristina da Silva, que foi a única representante de Rondônia no evento e que marcou presença em todas atividades programadas. No primeiro dia, Izabel participou do lançamento da coletânea comemorativa aos 53 anos da AJEB Nacional. “Originárias: A Força Criativa do Legado Feminino”.

 

A obra reúne textos que destacam personalidades femininas e foi produzido por 80 co-autoras. Ao falar sobre a sua participação Izabel comentou que seu texto destacou a ambientalista Amyra Ell Khalili, uma mulher que enaltece e promove a escrita e trabalho de mulheres pelo mundo.

 

Outra representante da AJEB Rondônia na Coletânea Originárias é a jornalista Vânia Beatriz de Oliveira Vasconcelos. Ela escreveu sobre a biografia da sua principal referência ancestral, a sua mãe, uma mulher que aos quase 90 anos, conserva uma incrível memória e admirável capacidade de contar histórias nos mínimos detalhes.

 

Contação de história

 

A organização do evento montou um estande que ficou à disposição das autoras para divulgação das suas obras. Também foram realizadas atividades de contação de história. Na ocasião os alunos da Rede Municipal de Belo Horizonte participaram com bastante entusiasmo e conheceram o livro “O Boto da Amazônia”, uma obra infantil que visa incentivar as crianças a conhecerem um pouco sobre os botos e como preservá-los.

 

A atividade cultural foi ilustrada pela presença de duas pessoas fantasiadas de boto e a escritora Izabel Cristina falando da importância e preservação dos rios e dos botos. Também enalteceu os livros e a escrita das mulheres de Rondônia, com histórias inspiradoras que precisam ser apresentadas ao mundo. Izabel evidenciou as escritoras Célia Marques, Eva Silva, Vania Beatriz Vasconcelos, Malu Ferreira, Josianne Borck, Claudenice Luna Leite, Risolene Souza Silva, Sônia Guerra, Joana Brasil, Rosangela Arend e Roziane Jordão, Telma de Souza e Lindalva Lobo.

Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS