LABORATÓRIO CULTURAL: Inscrições abertas para oficina gratuita de análise literária do Sesc

Obras brasileiras premiadas serão estudadas de 17 a 21 de abril em ambiente digita

LABORATÓRIO CULTURAL: Inscrições abertas para oficina gratuita de análise literária do Sesc

Foto: Divulgação

Estão abertas até o dia 14 de abril as inscrições para a oficina de estudo das obras literárias “Ponciá Vicêncio”, de Conceição Evaristo; e “Torto Arado”, de Itamar Vieira Junior”. A ação realizada pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPE, por meio do Sesc Rondônia, consiste em promover um espaço formativo onde a análise literária se debruçará nas características decolonialistas da literatura brasileira sobre o universo da negritude.

 

Ministrada pela dramaturga Jória Lima (RO), a atividade acontecerá de 17 a 21 de abril, das 19h às 21h (horário local), por meio de plataforma digital. A oficina está estruturada em 5 aulas online (com duração de 2h cada) para abordagem analítica das obras citadas, cujos autores são ganhadores do prêmio Jabuti de Literatura.

 

As obras

 

Ponciá Vicêncio é um romance brasileiro, de autoria Conceição Evaristo, publicado inicialmente em 2003, mas que possui várias edições. Alguns críticos literários consideram a obra como um romance circular que faz uma ligação significativa entre história, espaço narrativo e tempo. Por meio da memória da protagonista Ponciá cria-se uma teia que, em alguns momentos, o leitor é tomado pela personagem.

 

 

Torto Arado é um livro de Itamar Vieira Junior, publicado em 2019, vencedor do prêmio Jabuti. O livro traz para o centro do debate temas como a permanência da escravidão no Brasil profundo, o silenciamento de populações, o apagamento de histórias e tradições.

 

O romance é escrito a partir de 3 focos narrativos: o de duas irmãs e de um ser encantado. A história trágica das irmãs Belonísia e Bibiana revelam o cenário do sertão baiano, sua cultura com resquícios escravagistas e tradições pouco conhecidas, como o Jarê e o mundo dos encantados. Uma obra que mistura ficção com realidade histórica de um Brasil ainda colonial para muitos.

 

Ministrante


Jória Lima é artista, produtora, atriz, dramaturga, diretora de teatro, advogada especialista em administração pública e mestra em Letras. Especialista em arte contemporânea, profissionalizou-se como atriz em 1997 e, a partir de então, atuou profissionalmente nos palcos de Minas Gerais e do Brasil. Atuou, dirigiu e escreveu dezenas de peças teatrais premiadas. Também produziu feiras, mostras, festivais internacionais, shows musicais, lançamentos literários, palestras, oficinas e cursos diversos. Atuou também como Secretária Municipal de Cultura do Município de Porto Velho (2013). Atualmente é diretora da Anômade & Cia.

 

Atividade


A atividade tem como público-alvo leitores, estudiosos da literatura, educadores, estudantes, artistas e o público em geral interessado por temas relacionados à cultura, à linguagem, à leitura e à expressão artística, com idade a partir dos 18 anos. As inscrições podem ser feitas por meio do formulário https://forms.gle/6LXE1a4gVycKaK7G9

 

A ação faz parte do Laboratório Cultural, um projeto de multilinguagens da Coordenação de Cultura do Sesc Rondônia, cuja proposta é ofertar ações formativas nas áreas de artes cênicas, artes visuais, audiovisual, música e literatura. Por laboratório entende-se um espaço de construção coletiva, abarcando pesquisas, experimentações e processos de criação artísticos.

 

Para mais esclarecimentos, o telefone de contato é o (69) 3229.6006 – ramais 238/239. O link para acesso aos encontros será enviado por e-mail aos participantes selecionados. Ação será toda realizada de forma online e gratuita.

Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Professores e policiais militares devem ter direito à isenção de IPVA?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS