ENCONTRO: Fórum de Cultura reúne gestores de 26 municípios com objetivo de unificar ações nesse segmento

O evento teve um caráter formativo, buscando guiar os municípios na realização dos procedimentos necessários para receberem os recursos da Lei Paulo Gustavo

ENCONTRO: Fórum de Cultura reúne gestores de 26 municípios com objetivo de unificar ações nesse segmento

Foto: Divulgação

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência de Juventude da Cultura, Esporte e Lazer (SEJUCEL) tem realizado ações extremamente relevantes para o desenvolvimento cultural em Rondônia, uma dessas ações é o Primeiro Fórum de Gestores e Dirigentes da Cultura de Rondônia, que ocorreu nos dias 04 e 05 de Abril em Ji-Paraná.


A iniciativa teve a presença de representantes do Ministério da Cultura e o Secretário-Chefe da Casa Civil, Junior Gonçalves, Superintendente da SEJUCEL, Lourival Júnior, Movimento Pró-Cultura, Conselhos Estadual e Municipais de Cultura. O Fórum está gerando repercussão em todo o estado.


O Fórum foi um feito histórico, reunindo representantes da gestão cultural de 26 municípios. Foi a primeira vez que tantas pessoas responsáveis pelo desenvolvimento e manutenção da cultura rondoniense estiveram reunidas no propósito de unificar ações em todo o estado. O evento teve um caráter formativo, buscando guiar os municípios na realização dos procedimentos necessários para receberem os recursos da Lei Paulo Gustavo, que somam mais de 40 milhões de reais: 25 milhões para o Estado e 15 milhões para os 52 municípios de Rondônia, a serem empregados no setor cultural.


Esse montante sendo aplicado no setor cultural provocará um impacto imensurável, possibilitando a realização de mais eventos, obras artísticas e iniciativas que visam preservar, promover e difundir a cultura rondoniense.
O Superintendente da Sejucel, Lourival Junior, destaca que "O nosso governador Coronel Marcos Rocha nos passou a missão de desenvolver os segmentos da cultura e do esporte. Na cultura estamos fazendo história. Nunca vimos antes esse compromisso por parte do executivo estadual com esse setor. Através deste Fórum a gente visa garantir que todos os municípios consigam acessar os recursos da Lei Paulo Gustavo. Imagine 40 milhões fomentando o setor cultural. É isso que o Governo de Rondônia prospecta".


O Secretário da Casa Civil Junior Gonçalves, em sua participação, afirmou o compromisso do Governo em realizar ações que promovam o desenvolvimento da cultura rondoniense e ressaltou que a cultura vive um momento de grande importância dentro do Governo, pois está sendo reestruturada, deixando de ser uma Superintendência vinculada à Secretaria de Educação para se tornar uma Secretaria.


O investimento nesse setor é fundamental, pois a cultura é parte essencial da identidade e história de um povo, desempenhando um papel importante na economia, atraindo turistas e gerando empregos.


Marfiza de França, cantora, produtora cultural e uma das articuladoras do Movimento Pró-Cultura, relembra que “O diálogo proposto pelo movimento, em carta aberta endereçada aos candidatos, durante as eleições, elencando as 5 principais demandas da classe cultural, resultou no cumprimento da demanda principal: Criar uma secretaria de cultura. Compromisso feito pelo Governador Coronel Marcos Rocha, que recentemente anunciou a transformação da SEJUCEL em Secretaria. Nosso empenho agora é pela reestruturação da pasta e garantia de corpo técnico que possa executar das Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2”.
  

Direito ao esquecimento
Você acredita que a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré será reaberta ainda este ano?
Como você classifica a gestão do prefeito Ivair Fernandes em Monte Negro?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS