VITÓRIA: Primeira aluna surda linguística conclui curso no campus da UNIR de Guajará-Mirim

A professora orientadora afirmou que Suziane Viriato, de família humilde, enfrentou todo tipo de dificuldade para concluir o curso. “Os surdos de Guajará-Mirim precisam desse estímulo".

VITÓRIA: Primeira aluna surda linguística conclui curso no campus da UNIR de Guajará-Mirim

Foto: Divulgação

De família humilde e enfrentando diversas barreiras para conseguir estudar, a universitária Suziane Viriato de Araújo é a primeira surda linguística a se formar no campus da Unir de Guajará-Mirim. Ela defenderá o seu Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) de Letras nesta quinta-feira,16, no auditório da biblioteca da instituição.

 

O tema da pesquisa na área linguística é “Cultura Surda em Diálogo com a Onomástica: registro em Libras e análise de sinais-nome de funcionários da Unir/CGM”.

 

 “Ela merece todas as nossas homenagens pelo esforço fenomenal que teve para concluir a sua formação”, afirma a professora Ednéia Bento de Souza, orientadora acadêmica, tradutora e intérprete de Libras.

 

Suziane Viriato

 

A universitária, segundo a orientadora, lutou até o fim contra o preconceito e a falta de acessibilidade linguística no início do curso, época em que não tinha intérprete de Libras.

 

“Podemos dizer que é praticamente uma linguista que precisa ser vista como espelho para outros surdos lutarem pelo seu espaço na sociedade”, pontuou, acrescentando que os surdos de Guajará-Mirim precisam desse estímulo para conseguirem também, a exemplo de Suziane, superar as barreiras para atingirem seus objetivos.

 

A professora orientadora Ednéia Bento (foto) desta o esforço da universitária para conseguir concluir a formação

 

A orientadora relatou que a aluna só precisava escrever um artigo de 10 a 15 páginas, mas Suziane tinha tanto conteúdo, disciplina e esforço que o seu TCC é quase uma dissertação de mestrado - são mais de 40 páginas. “É uma moça de família humilde, como a maior parte da nossa clientela de Guajará-Mirim”, destacou.

 

De acordo com Ednéia, a maioria dos acadêmicos da Unir/Guajará sofre por falta de transporte público. “Para conseguir estudar vão de bicicleta", disse. Os curso são na parte da tarde.

 

Ela destaca que este é um evento importante para a cidade de Guajará-Mirim, lugar que carece de investimento em educação, mas que também merece reconhecimento pelas vitórias alcançadas. "Por fim, quero parabenizar os professores do Departamento de Letras da UNIR porque esta vitória é conjunta".

Direito ao esquecimento
Você acredita que a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré será reaberta ainda este ano?
Como você classifica a gestão do prefeito Ivair Fernandes em Monte Negro?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS