BLOCO DE RUA: Pirarucu do Madeira agora é Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial de Porto Velho

Pirarucu do Madeira foi inspirado no Bloco Bacalhau do Batata que desce as ladeiras de Olinda-PE na quarta-feira de cinzas.

BLOCO DE RUA: Pirarucu do Madeira agora é Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial  de Porto Velho

Foto: Diário da Amazônia

O projeto de lei 4428/2023, de autoria do vereador Aleks Palitot, que declara a Associação Cultural Pirarucu do Madeira como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do município de Porto Velho foi aprovado nesta segunda-feira,6.

Com três ausências, o projeto foi aprovado com 18 votos.

 

“Queremos agradecer a propositura e os votos dos vereadores e vereadoras que concederam este valioso reconhecimento. E ressaltar que é mérito dos foliões que fazem há 30 anos um desfile de paz, amor e alegria”, disse Ernande Segismundo, presidente do bloco.

 

O cordão popular não vende nada e proporciona folia para todos e todas, sem cordas, sem abadás e com marchinhas e frevos próprios e tradicionais. Este ano democratizou também o repertório da Banda Puraqué com MPB em ritmo de carnaval.

 

O Pirarucu do Madeira foi inspirado no Bloco Bacalhau do Batata que desce as ladeiras de Olinda-PE na quarta-feira de cinzas.

 

A agremiação carnavalesca possui rigorosa documentação de sua história, desde as primeiras matérias jornalísticas que anunciaram o Baile de Lançamento assim como o primeiro desfile do Bloco, que foram veiculados nos jornais O Alto Madeira, O Estadão do Note, Coluna do saudoso Sérgio Valente e até no jornal Folha de São Paulo.

 

Em 2023 o Bloco das Cores e Fantasias Pirarucu do Madeira completa três décadas de atividade, com muita alegria, cores e fantasia, para homenagear o carnaval popular.

 

“O carnaval do tempo dos carnavais, em memória de nossos legendários heróis da festa momesca, invocando todos os espíritos da nossa imensa floresta para nos proteger nesse reinado”, disse Segismundo.

 

Pela primeira vez o Pirarucu do Madeira realizou duas Prévias carnavalescas e foram um sucesso.

 

No dia 12 de fevereiro acontece o desfile do Bloco no Circuito Caiari, saindo da Av. Pinheiro Machado esquina com a Rua Rogério Weber, seguindo pela Av. Pinheiro Machado até virar à direita na Rua Joaquim Nabuco até virar à direita na Av. Carlos Gomes, encerrando as atividades na Praça das Três Marias.

 

O bloco conta este ano com o apoio da Prefeitura de Porto Velho, através da Funcultural, do Bar do Calixto, da Escola de Samba Asfaltão e da Cervejaria Louvada. 

Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Quem é mais culpado pelas enchentes em Porto Velho?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS