CANOAR: Última mesa de debate discutiu produção audiovisual na Amazônia

Os convidados compartilharam suas experiências com produção e direção de cinema e televisão na Amazônia

CANOAR:  Última mesa de debate discutiu produção audiovisual na Amazônia

Foto: Divulgação

 

Na última sexta (18), finalizando a programação de palestras do CANOAR – I Colóquio de Comunicação e Cultura na Amazônia Rondoniense –, o auditório da Escola do Legislativo sediou uma mesa de debate sobre produção audiovisual amazônica. Participaram da conversa Jorane Castro, produtora, roteirista, diretora e professora do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Pará; Juraci Júnior, diretor, ator, apresentador, especialista em Direção de Criação de Conteúdo; e Alex Pizano, diretor e produtor. A discussão foi mediada pela jornalista, assessora e produtora audiovisual Simone Norberto.
 
Os convidados compartilharam suas experiências com produção e direção de cinema e televisão na Amazônia, em três estados: Pará, Rondônia e Roraima. Juraci Júnior falou sobre como se inseriu no mercado do audiovisual, contando o processo de produção de programas televisivos como Chef de Casa e Rolê.
 
Alex Pizano, diretor residente em Roraima, lembrou que sua inserção no cinema veio do consumo audiovisual: “não sou formado em Cinema, sou formado em assistir filmes”. Ele estimula a todos que queiram produzir na Amazônia, contexto que, apesar das dificuldades, oferece várias possibilidades. Por exemplo, destacou o potencial da região, que pode servir de locação para filmes diversos, dada a exuberância dos cenários naturais.
 
Já Jorane Castro foi enfática ao defender não apenas o audiovisual brasileiro, mas a cultura nacional, que vem sofrendo diversos ataques nos últimos anos. Para ela, é necessário que os povos amazônicos falem de si e assumam o protagonismo das narrativas produzidas neste contexto.
 
Ao final do evento, foram sorteados brindes entre os inscritos e um delicioso coffee break foi servido, finalizando as atividades das mesas redondas, que ocorreram de segunda a sexta.
 
 
Apoiadores do CANOAR
 
O CANOAR contou com parceiros importantes para a sua realização: Santo Antônio Energia, Escola de Magistratura do Estado de Rondônia - Emeron, Escola do Legislativo de Rondônia, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE, Federação do Comércio do Estado de Rondônia - Fecomércio-RO, Rondônia ao Vivo, Rede Evolução, Águas Kaiary, Cacau Show, Barracão do Jair, Churrascaria Paraná, Associação dos da UNIR - ADUNIR, Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas da UNIR - NUCSA.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS