UNIR: Professor lança livro sobre documentaristas de Rondônia

Sessão de lançamento ocorre neste sábado, 12, às 19h no Audicine do Sesc Esplanada, em Porto Velho, como parte da programação da V Mostra Sesc de Cinema

UNIR: Professor lança livro sobre documentaristas de Rondônia

Foto: Divulgação

O professor Juliano Araújo, do Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), lançará o livro “Documentário em Rondônia: realizadores, filmes e contextos de produção” no sábado, dia 12, às 19h, como parte da programação da V Mostra Sesc de Cinema.

 

A obra, que foi lançada em maio de forma on-line e está disponível para download gratuito neste link (https://docrondonia.unir.br/pagina/exibir/18958), terá agora o lançamento presencial da versão impressa. O evento ocorrerá no Audicine do Sesc Esplanada, na Avenida Presidente Dutra, nº 4175, em Porto Velho.

 

O livro apresenta um estudo de documentários feitos em Rondônia no período de 1997 a 2013 por cineastas que nasceram ou se radicaram na região em um total de 68 filmes nos formatos de curta e média-metragem. Alexis Bastos, Beto Bertagna, Carlos Levy, Fernanda Kopanakis, Joesér Alvarez, Jurandir Costa, Lídio Sohn, Luiz Brito, Pilar de Zayas Bernanos e Simone Norberto são as realizadoras e os realizadores analisados pelo trabalho.

 

 

Cada capítulo da obra é dedicado a uma das realizadoras ou dos realizadores com aspectos biográficos e profissionais de suas trajetórias, filmografias e análises dos procedimentos estilísticos empregados por cada cineasta e as temáticas abordadas nos filmes.

 

“O livro revela que a produção de documentários em Rondônia deve-se muito ao empenho, à dedicação e à atuação, muitas vezes, de forma independente, das diretoras e dos diretores”, comenta o autor. “O estado precisa ter uma integração de políticas públicas para fortalecer o setor do audiovisual rondoniense, como leis de incentivo, formação de profissionais e festivais”, esclarece Juliano Araújo.

 

Publicado pelas Edições Motriz, a obra é resultado do projeto de pesquisa “Práticas e imagens documentais na cultura audiovisual da Amazônia Ocidental”, desenvolvido pelo professor Juliano Araújo e aprovado na Chamada Universal nº 003/2015 da Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia. O livro conta com prefácio de Sávio Luís Stoco, professor da Universidade Federal do Pará.

 

Currículo do autor – Juliano Araújo é doutor em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas com estágio de doutorado na Universidade de Paris 10 – Nanterre. É mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista, onde se graduou em Comunicação Social/Jornalismo. Atua como professor do Departamento de Comunicação da UNIR e coordena o Grupo de Pesquisa e Extensão em Audiovisual. Tem-se dedicado ao estudo do cinema e audiovisual amazônicos.

 

Serviço: Lançamento do livro “Documentário em Rondônia: realizadores, filmes e contextos de produção”, de Juliano Araújo, na V Mostra Sesc de Cinema

 

Quando: sábado, 12 de novembro

Horário: 19h

Onde: Audicine do Sesc Esplanada, Av. Presidente Dutra, nº 4175

Link para download gratuito: https://docrondonia.unir.br/pagina/exibir/18958

Direito ao esquecimento

Qual você acha que será o resultado do jogo entre Brasil e Suíça nesta segunda-feira (28)?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

MS Teixeira Comercial

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS