COMUNICAÇÃO: Encontro debate a importância do jornalismo na defesa da democracia

O evento gratuito acontecerá durante uma semana e abordará temas de grande relevância para a comunicação

COMUNICAÇÃO: Encontro debate a importância do jornalismo na defesa da democracia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

O primeiro Colóquio de Comunicação e Cultura na Amazônia Rondoniense (CANOAR) retratará a importância do jornalismo na defesa da democracia no dia 15 de novembro (terça-feira). No mesmo dia, o CANOAR também abordará as memórias do jornalismo rondoniense. A programação do feriado de 15 de novembro ocorre na Escola do Legislativo de Rondônia, com início às 16h e encerramento às 22h. 
 
 
 
A exposição “Memória do Jornalismo Rondoniense” inicia às 16h e conta com a participação das jornalistas Sara Duque Estrada e Luiza Archanjo. Já o debate “A importância do jornalismo na defesa da democracia” tem início às 19h e terá as presenças de jornalistas de renome nacional. Juliana Dal Piva, do UOL, Gabriela Biló, da Folha de São Paulo e Geremias do Santos, presidente da Associação Brasileira das Rádios Comunitárias (Abraço Brasil) são os convidados do painel, que será mediado pela professora da UNIR Evelyn Morales.
 
 
 
A jornalista Sara Duque Estrada, participante da exposição “Memória do Jornalismo Rondoniense”, comentou  sobre a relevância de um evento da realização do CANOAR, por trazer importantes discussões em torno da comunicação. “O mundo das ideias em debate traz crescimento e evolução, sendo também uma das melhores formas de entender posicionamentos e os melhores caminhos a trilhar. Um evento como o CANOAR contribuirá para o discernimento entre os limites e as possibilidades do momento em que vivemos”, destacou Sara. 
 
 
 
O presidente da Abraço Brasil, Geremias dos Santos, entende que o evento será “uma oportunidade de enriquecimento intelectual para os atuantes da área de comunicação, pois defende que é através da defesa da democracia que é possível ter uma “comunicação livre e formadora de consciência social”. O representante das rádios comunitárias adianta que mostrará “uma série de perseguições sofridas pelas emissoras comunitárias, que historicamente lutam por liberdade e democracia”, salientou o presidente da Abraço Brasil.
 
 
 
O CANOAR será uma oportunidade de entender as mudanças nos processos comunicacionais e a importância social do jornalismo, através de uma reflexão sobre o atual cenário. O evento está progamada para o período de 14  a 19 de novembro, na Escola do Legislativo.
 
 
 
Organização
 
O CANOAR é um evento organizado pelo Departamento Acadêmico de Comunicação (DACOM) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), que abriga o curso de Jornalismo. O curso foi fundado em 2002 em Vilhena e há dois anos passou a funcionar em Porto Velho. Esta será uma oportunidade de apresentar de que forma o curso de Jornalismo da UNIR pode contribuir socialmente para a capital, formando profissionais conhecedores de diferentes realidades, pois o evento contará com convidados de todas as cinco regiões do Brasil. 
 
 
Conheça os participantes do segundo dia do CANOAR
 
Sara Duque Estrada
 
Jornalista, já ganhou o Prêmio Nacional de Ideias Inovadoras do Governo Federal por sua atuação na Rádio Nacional. A paranaense já atuou como professora universitária de diversos cursos da área da comunicação em Porto Velho.
 
Luiza Archanjo
 
Luiza é graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista, e atua como assessora de comunicação do Ministério Público Federal em Rondônia.
 
Juliana Dal Piva
 
A jornalista é colunista do UOL, autora de “O negócio do Jair: a história proibida do clã Bolsonaro” e apresentadora do podcast “A vida secreta de Jair”. Foi repórter especial do jornal O Globo e da revista Época.
 
 
Geremias dos Santos
 
É presidente da Abraço-Brasil, a Associação Brasileira de Rádios Comunitárias.
 
 
Gabriela Biló
 
Formada em Jornalismo (PUC), tem 10 anos de carreira com passagens pela Agência Futura Press e O Estado de S.Paulo. Vencedora dos prêmios Vladimir Herzog, IREE, Mulher Imprensa e finalista do prêmio internacional LOBA, da Leica, além de 10 ‘Prêmios Estadão’.  Está na Folha S.Paulo desde 2022.
 
 
Apoiadores do CANOAR
 
O CANOAR conta com parceiros importantes para a sua realização: Santo Antônio Energia, Escola de Magistratura do Estado de Rondônia - Emeron, Escola do Legislativo de Rondônia, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE, Federação do Comércio do Estado de Rondônia - Fecomércio-RO, Rondônia ao Vivo, Rede Evolução, Águas Kaiary, Cacau Show, Barracão do Jair, Churrascaria Paraná, Associação dos da UNIR - ADUNIR, Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas da UNIR - NUCSA.
 
 
 
Serviço
 
Quando: 14 a 19 de novembro
 
Inscrição: gratuita
 
Como se inscrever: acessando www.canoar.unir.br 
 
Para quem: jornalistas, publicitários/as, estudantes de Jornalismo/Publicidade e Propaganda, professores, público em geral.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS