UNIR: Colóquio de Comunicação e Cultura na Amazônia Rondoniense acontece este mês

UNIR comemora 20 anos do curso de Jornalismo com evento Colóquio de Comunicação e Cultura na Amazônia Rondoniense ocorre de 14 a 19 de novembro, na Escola do Legislativo, em Porto Velho

UNIR:  Colóquio de Comunicação e Cultura na Amazônia Rondoniense acontece este mês

Foto: Divulgação

O curso de Jornalismo da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) completa 20 anos em 2022. Para marcar o aniversário da graduação, o Departamento Acadêmico de Comunicação (DACOM) realiza entre 14 e 19 de novembro o 1° Colóquio de Comunicação e Cultura na Amazônia Rondoniense (CANOAR).

 

O evento, que tem como tema “Jornalismo, democracia e desigualdade”, terá mesas-redondas com convidados regionais e nacionais, atividades culturais e uma série de oficinas. Todas as atividades serão realizadas na Escola do Legislativo em Porto Velho. As inscrições, que já estão abertas, são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.canoar.unir.br.

 

Criado em 2002, no Campus da UNIR em Vilhena, interior de Rondônia, o curso foi transferido em 2020 para Porto Velho, capital do estado. Segundo o chefe do DACOM, professor Allysson Viana Martins, uma das motivações foi Porto Velho ser a única capital do país a não ofertar o curso, além de existir uma grande defasagem de ingressantes e concluintes em Vilhena.

 

Ele afirma que o curso tem um histórico de ensino, pesquisa e extensão com um corpo docente qualificado. “Os nossos professores sempre desenvolveram muitos projetos e possuem também premiações em um dos maiores congressos de comunicação do Brasil, o Intercom”, destaca Allysson.

 

O egresso do curso de Jornalismo da UNIR em Vilhena, Dennis Weber, comenta que a graduação lhe despertou a vontade da escrita jornalística aprofundada. “A grande reportagem, as reportagens biográficas (perfis) e o jornalismo literário entraram no meu itinerário educacional e permanecem até hoje”, afirma.

 

“Por ter um corpo docente com formação diversa, tive a oportunidade de saber mais sobre cinema, economia, fotografia, literatura, meio ambiente, política, dentre outras áreas, o que me ajudou a estender minhas possibilidades de atuação”, avalia Dennis.

 

O egresso, que hoje atua como jornalista no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, em Porto Velho, explica que a formação em Jornalismo na UNIR lhe mostrou que é possível fazer comunicação séria e de qualidade na região amazônica.

 

Uma das ingressantes do curso de Jornalismo do 1º período, Vitória Rilary Lima, disse que foi uma grata surpresa saber que ele havia chegado na cidade de Porto Velho, pois tinha o interesse de fazer um curso na área da comunicação.

 

“O curso é bem dinâmico e os professores são bem engajados. É o meu primeiro curso superior em uma universidade pública. Estou amando a experiência e muito feliz de ter escolhido Jornalismo para iniciar minha jornada profissional”, afirma Vitória.

 

A estudante da primeira turma de Jornalismo na capital e coordenadora do Centro Acadêmico do Curso, Camila Pinheiro, compartilhou suas experiências após ser convocada para a matrícula em 2020. “Minhas expectativas eram as melhores. Já me imaginava aprendendo a apresentar um jornal, a criar e a produzir e, apesar da pandemia, pude realizar diversas atividades como pesquisa, checagem e podcasts”, diz a estudante.

 

Ela também classifica a experiência vivida até agora como uma esperança de inserção de bons profissionais no mercado, pois o curso de Jornalismo também traz disciplinas que auxiliam no pensamento crítico e proporcionam uma melhor compreensão da realidade social.

 

Serviço – 1º Colóquio de Comunicação e Cultura na Amazônia Rondoniense (CANOAR)

Quando: 14 a 19 de novembro

Onde: Escola do Legislativo, Rua Major Amarante, nº 390, Porto Velho

Inscrições: gratuitas pelo site www.canoar.unir.br

Público-alvo: jornalistas, publicitários, estudantes de Jornalismo/Publicidade e Propaganda, professores e público em geral

Instagram: @canoar.unir
 

Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS