UNIR: Curso de Jornalismo da instituição discute memória da profissão em Rondônia

Colóquio de Comunicação e Cultura na Amazônia Rondoniense (CANOAR) será realizada das 16h às 18h na Escola do Legislativo em Porto Velho

UNIR: Curso de Jornalismo da instituição discute memória da profissão em Rondônia

Foto: Divulgação

O curso de Jornalismo da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) realiza no dia 15 de novembro a mesa-redonda “Memória do jornalismo rondoniense” com a participação das jornalistas Sara Duque Estrada e Luiza Archanjo. A atividade é parte da programação do 1º Colóquio de Comunicação e Cultura na Amazônia Rondoniense (CANOAR) e será realizada das 16h às 18h na Escola do Legislativo em Porto Velho.

 

Segundo a professora Andréa Cattaneo, que preside a comissão organizadora do evento, o objetivo é fomentar a discussão sobre a memória da profissão em Rondônia, contribuindo para uma história do jornalismo no estado. “As duas convidadas, Sara e Luiza, têm uma longa e importante atuação na imprensa regional e local”, destaca a professora Andréa.

 

Sara Duque Estrada é paranaense e chegou em Rondônia em 1982, iniciando sua carreira em Jaru, onde atuou, entre 1982 e 1989, na assessoria de imprensa da Prefeitura e na Câmara Municipal. Em 1990, foi para Porto Velho trabalhar como assessora de imprensa da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia. Em 1991, ela ingressou no Instituto Nacional do Seguro Social de Rondônia, atuando por 20 anos como assessora de comunicação até se aposentar em 2011.

 

Nos anos 1990, ela chegou a ser colunista do jornal O Estadão do Norte, teve participação em um quadro na TV Rondônia e atuou como produtora da Rádio Nacional de Brasília no estado abordando temas da previdência em todos esses veículos. Sara foi, ainda, a primeira mulher a presidir o Sindicato dos Jornalistas de Rondônia, estando à frente da diretoria entre 2018 e 2020.

 

 Ela afirma que recebeu com muita alegria o convite para participar do CANOAR. “Depois de 40 anos em Rondônia, ter um evento dessa magnitude é como a realização de um sonho. Quando cheguei aqui, tínhamos bons profissionais, mas não com formação acadêmica e, em especial, o estudo da área do Jornalismo”, explica Sara.


 Luiza Archanjo é portovelhense e saiu de Rondônia em 1994 para estudar na Universidade Estadual Paulista, em Bauru, interior de São Paulo, onde se formou em 1999 em Comunicação Social/Habilitação em Jornalismo. Na época, ela explica que não havia nenhum curso na área de Comunicação ofertado no estado.

 

Em 2001, Luiza iniciou sua carreira em Porto Velho no jornal O Estadão do Norte, trabalhando na reportagem e edição até 2004. Neste ano, ingressou na assessoria de imprensa do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Entre 2006 e 2008, foi repórter e editora do jornal Diário da Amazônia. Em 2008, atuou como assessora de imprensa do Sistema de Proteção da Amazônia. Nesse mesmo ano, foi aprovada em concurso público do Ministério Público Federal em Rondônia, onde exerce até hoje a função de assessora de comunicação.

 

Ela comenta que está muito feliz com o convite feito pela comissão organizadora do CANOAR para compor a mesa-redonda “Memória do jornalismo rondoniense”. “Vejo, em especial, como o reconhecimento de minha trajetória no jornalismo no estado”, avalia Luiza.

 

Currículo das convidadas – Sara Duque Estrada é graduada em Comunicação Social/Habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina com especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal de Rondônia. Em 1997, ganhou o Prêmio Nacional de Ideias Inovadoras do governo federal por sua atuação na Rádio Nacional. Atuou entre 2002 e 2010 como professora nos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas das Faculdades FARO e Uniron em Porto Velho. Luiza Archanjo é graduada em Comunicação Social/Habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista. É assessora de comunicação do Ministério Público Federal em Rondônia.

 

Serviço - I Colóquio de Comunicação e Cultura na Amazônia Rondoniense (CANOAR)
Quando: 14 a 19 de novembro
Local: Escola do Legislativo, Rua Major Amarante, nº 390, Porto Velho
Inscrições: gratuitas pelo site www.canoar.unir.br
Público-alvo: jornalistas, publicitários, estudantes de Jornalismo/Publicidade e Propaganda, professores e público em geral
Instagram: @canoar.unir
 

Direito ao esquecimento

Qual você acha que será o resultado do jogo entre Brasil e Suíça nesta segunda-feira (28)?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS