Manhã lírica é um projeto desenvolvido pelo tenor Marcos Grutzmacher e pela soprano Gabriela Harumi, ambos de Porto Velho, com o objetivo de divulgar o canto erudito para a população local
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Os idealizadores do projeto Manhã Lírica, de Porto Velho,RO, buscam recursos por meio de vaquinha online para ampliar essa atividade e contemplar um número maior de pessoas. O espetáculo está programado para o dia 10 de dezembro, às 20h30, na Catedral. O grupo, que é apoiado pela Escola de Música Sol Maior, fará também apresentação no dia 9 de novembro, às 19h30, no Teatro Banzeiros, durante recital de final de ano dessa instituição (Sol Maior). Participa também da apresentação o coral Madrigal Porto Velho.
Este é o quarto ano em que o projeto Manhã Lírica é realizado. "Este trabalho vem crescendo cada vez mais e precisamos de recursos para manter a estrutura", declarou a diretora musical e soprano, Lívia Lavorente. Segundo ela, a vaquinha tem por objetivo também criar condições para que o Manhã Lírica seja levado à zona Sul de Porto Velho. "Queremos contemplar essa comunidade que não tem acesso a espetáculos dessa magnitude", frisou.
Idealizadores
Manhã lírica é um projeto desenvolvido pelo tenor Marcos Grutzmacher e pela soprano Gabriela Harumi, ambos de Porto Velho, com o objetivo de divulgar o canto erudito para a população local.
Participam ainda da apresentação os tenores George Azevedo, as mezzo- sopranos Carolina Watanabe, Ingrid Gouvea e Carla Pascoal, os barítonos Fred Mamoru e Lisandro Araújo e a soprano Adna Carvalho; no instrumental, o pianista Edilson Schultz, os violinistas Eduardo Barros e Daniele Reis, o violista Celso Schumacher e o cellista Marcos Aizde.
A primeira edição do projeto deu-se em dezembro de 2019 na igreja histórica de St. Antônio. Já a segunda edição ocorreu na Catedral Sagrado Coração de Jesus, onde continua sendo apresentado até hoje.
“Porto Velho encontra-se próxima de Manaus-AM, conhecida por ter um dos festivais de ópera mais importantes do Brasil. Mesmo tão próxima, nossa capital não possui muita influência de sua vizinha quando falamos em canto erudito. O projeto Manhã Lírica busca mudar essa realidade”, afirma Marcos Grutzmacher.
´
Grupo Madrigal
O Manhã Lírica deu tão certo que deu origem ao Grupo Madrigal Porto Velho, que a partir 2021 assumiu o projeto (Manhã Lírica).
"Queremos levar a toda a população local a oportunidade de experienciar esse tipo de arte, muitas vezes distante da realidade da maioria dos moradores da nossa capital”, destaca.
PATROCÍNIO
Este ano, o Canto Lírico conta com o patrocínio da empresa Iguana Caminhões e Máquinas, que foi responsável pela estréia desta 4ª edição. O apoio da Escola de Música Sol Maior.
Edição: Rondoniaovivo
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!