HISTÓRIA: ‘Além do Grito’: livro destrincha os bastidores da formação do Brasil

Obra do jornalista José Antônio Severo nasceu da pesquisa feita por ele para série ‘200 Anos da Independência’, da TV Cultura

HISTÓRIA: ‘Além do Grito’: livro destrincha os bastidores da formação do Brasil

Foto: Divulgação

No livro A Independência Além do Grito, ao narrar a história que culmina no dia 7 de setembro de 1822, o autor e jornalista gaúcho José Antônio Severo começa não pelas margens do rio Ipiranga nem por terras portuguesas, mas sim por Viena. Na capital da Áustria, o futuro do Brasil começou a ser desenhado sete anos antes, no congresso que reconheceu o status de independente do país como integrante do Reino Unido de Portugal.

 

 

 A partir daí, Severo se embrenha nos lugares mais distintos, de corredores de palácios e reuniões subversivas a violentos confrontos armados para contar não só a história de como o Brasil se desligaria de vez de seu colonizador europeu, como também desenhava ali a identidade nacional que carrega ainda hoje.

 

 livro é fruto da pesquisa feita por Severo para o roteiro da série 200 Anos da Independência, exibida este ano pela TV Cultura. Prolífico jornalista e escritor de obras como A Guerra dos Cachorros e A Invasão, Severo finalizou a edição do livro no hospital, enquanto lutava com as sequelas da Covid-19. Infelizmente não viu o título ser publicado. O autor morreu no dia 24 de setembro de 2021, aos 79 anos.

 

Autor:  Raquel Carneiro  

 
Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS