EDINA COSTA: Papa Francisco é presenteado com quadro pintado pela artista plástica de RO

A obra foi encomendada pelo Bispo de Guajará-Mirim, Dom Benedito, para presentear o líder religioso

EDINA COSTA: Papa Francisco é presenteado com quadro pintado pela artista plástica de RO

Foto: Acervo pessoal da Artista Plástica

'Ao receber a proposta para fazer o quadro fiquei emocionada e, por um momento, nem acreditei de tão incrível que era", a declaração é da artista plástica rondoniense Edina Costa, que recebeu uma ligação inusitada do bispo Dom Benedito, de Guajará-Mirim, municipio vizinho ao da artista, para que ela pintasse dois quadros  - um deles seria presenteado ao Papa Francisco durante viagem do Bispo ao Vaticano.

 

Dom Benedito pediu que Edina Costa retratasse o Papa Francisco acima da Igreja de Nossa Senhora dos Seringueiros, em Guajara-Mirim. "Ele queria as duas obras idênticas", disse. Fiz o trabalho e, posteriormente, recebi as fotos do Bispo entregando o quadro ao Papa. "É um marco em minha vida", destacou. A técnica usada na pintura foi óleo sobre tela.

 

 

"Ter uma obra minha com o maior líder religioso do mundo, para mim é uma realização profissional sem poporção. É muito gratificante esse reconhecimento", afirma.

 

De acordo com a artista visual, Dom Benedito encomendou a obra retratado a igreja por esta ser um símbolo cultural católico em Guajará-Mirim. 

 

A artista plástica entregando a obra ao Bispo Dom Benedito

 

Edina Costa é de Guajará-Mirim, município que faz fronteira com a Bolívia, mas desde a infância vive em Nova-Mamoré. Autodidata, ela destaca que despertou para essa área em 1996, quando assistiu pela primeira vez o programa “Note e Anote” apresentado pela Ana Maria Braga, onde diariamente a apresentadora dava dicas de como produzir peças artesanais com materiais recicláveis. 

 

Redes sociais: Instagram (@edinacostaart); Facebook (https://www.facebook.com/ednasalescosta)

 

Processo criativo

 

A artista plástica ressalta que o seu processo criativo surge através de imagens do cotidiano. "Gosta de pintar pequenos detalhes, pois acredito que isso dê mais vida a obra. Centralizo o ponto de luz, coloco sombras bem marcantes e cores intensas".  Cada obra, segundo ela, leva em média de 15 a 20 dias para ficar pronta.

 

Exposições

 

- Belezas de Rondônia, 2017, na Casa de Cultura Ivan Marrocos, Porto Velho, Rondônia.

- Rompendo Fronteiras, 2017, Expoari (Exposição Agropecuária de Ariquemes) , Rondônia.

- Arte e Cultura de Rondônia, 2019, Espaço Cultural Senador Ivandro Cunha Lima, Senado Federal, Brasília.

 

 Residências

 

Museu Nacional da República, em Brasília.

 

 Premiações

 

A obra “Doutores sem fronteiras” foi premiada na categoria Artista Profissional, na quarta edição do Festival de Cultura do Cremero, em 2018.

Direito ao esquecimento

Qual você acha que será o resultado do jogo entre Brasil e Camarões na sexta-feira (02)?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Tudo Variedades LTDA

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS