A obra foi encomendada pelo Bispo de Guajará-Mirim, Dom Benedito, para presentear o líder religioso
Foto: Acervo pessoal da Artista Plástica
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
'Ao receber a proposta para fazer o quadro fiquei emocionada e, por um momento, nem acreditei de tão incrível que era", a declaração é da artista plástica rondoniense Edina Costa, que recebeu uma ligação inusitada do bispo Dom Benedito, de Guajará-Mirim, municipio vizinho ao da artista, para que ela pintasse dois quadros - um deles seria presenteado ao Papa Francisco durante viagem do Bispo ao Vaticano.
Dom Benedito pediu que Edina Costa retratasse o Papa Francisco acima da Igreja de Nossa Senhora dos Seringueiros, em Guajara-Mirim. "Ele queria as duas obras idênticas", disse. Fiz o trabalho e, posteriormente, recebi as fotos do Bispo entregando o quadro ao Papa. "É um marco em minha vida", destacou. A técnica usada na pintura foi óleo sobre tela.
"Ter uma obra minha com o maior líder religioso do mundo, para mim é uma realização profissional sem poporção. É muito gratificante esse reconhecimento", afirma.
De acordo com a artista visual, Dom Benedito encomendou a obra retratado a igreja por esta ser um símbolo cultural católico em Guajará-Mirim.
A artista plástica entregando a obra ao Bispo Dom Benedito
Edina Costa é de Guajará-Mirim, município que faz fronteira com a Bolívia, mas desde a infância vive em Nova-Mamoré. Autodidata, ela destaca que despertou para essa área em 1996, quando assistiu pela primeira vez o programa “Note e Anote” apresentado pela Ana Maria Braga, onde diariamente a apresentadora dava dicas de como produzir peças artesanais com materiais recicláveis.
Redes sociais: Instagram (@edinacostaart); Facebook (https://www.facebook.com/ednasalescosta)
Processo criativo
A artista plástica ressalta que o seu processo criativo surge através de imagens do cotidiano. "Gosta de pintar pequenos detalhes, pois acredito que isso dê mais vida a obra. Centralizo o ponto de luz, coloco sombras bem marcantes e cores intensas". Cada obra, segundo ela, leva em média de 15 a 20 dias para ficar pronta.
Exposições
- Belezas de Rondônia, 2017, na Casa de Cultura Ivan Marrocos, Porto Velho, Rondônia.
- Rompendo Fronteiras, 2017, Expoari (Exposição Agropecuária de Ariquemes) , Rondônia.
- Arte e Cultura de Rondônia, 2019, Espaço Cultural Senador Ivandro Cunha Lima, Senado Federal, Brasília.
Residências
Museu Nacional da República, em Brasília.
Premiações
A obra “Doutores sem fronteiras” foi premiada na categoria Artista Profissional, na quarta edição do Festival de Cultura do Cremero, em 2018.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!