LANÇAMENTO: Livro mostra a importância da 'Educação Musical nas Escolas Públicas'

A obra é resultado de pesquisa de Mestrado apresentada por Lucimar Borba, de Ariquemes, RO, à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em Vila Real, Portugal

LANÇAMENTO: Livro mostra a importância da 'Educação Musical nas Escolas Públicas'

Foto: Divulgação

A professora de música que reside em Ariquemes, RO, Lucimar Borba de Lima Martinho, lança nesta quinta-feira, 29, o livro "Educação Musical nas Escolas Públicas", resultado de uma pesquisa do Mestrado em Ciências da Cultura apresentada à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em Vila Real, Portugal, orientada pelo Professor Doutor Agostinho Costa Diniz Gomes.

 

O objetivo do trabalho, segundo a autora, é  fazer com que a sociedade reflita sobre a importância da educação musical nas escolas públicas brasileiras. Ela finaliza a obra com análises de investigação, explorando o ensino da música em Ariquemes.

 

Lucimar destaca no livro alguns pedagogos do século XX, como Dalcroze, Kodály, Willems, Orff, Martenot e Suzuki e suas concepções didáticas. Ela usa como base também o aporte teórico de alguns autores consagrados que discutiram acerca do tema apresentado, como Loureiro, Esperidião, Bastian, Penna, Galizia, Swanwick, entre outros.


O livro foi publicado com recurso da Lei Aldir Blanc Emergencial Cultural de 2021. 

 

Sobre a autora

 

Lucimar possui graduação em Licenciatura em Matemática - Faculdades Integradas de Ariquemes (2007), graduação em Licenciatura em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012), Pós - graduação em Especialização em Informática da Educação ( IFRO ) Instituto Federal de Rondônia (2018); Pós - graduação em Especialização em Educação Musical -IFAM Instituto Federal do Amazonas (2019); Pós - graduação em Mestrado em Ciências da Cultura (UTAD) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real/Portugal) (2017) e reconhecida pela Universidade Federal do Estado de Rio de Janeiro - UNIRIO (2022) como Mestre em Educação Musical.

 

 

É professora desde 2002. Atualmente é coordenadora pedagógica do ciclo de alfabetização na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Chapeuzinho Vermelho, em Ariquemes.

 

Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Quem é mais culpado pelas enchentes em Porto Velho?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS