IFRO: Lançamento de livros e exibição de filmes na programação cultural de Congresso da instituição

O XIII Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (CONNEPI) iniciou dia 26 e encerra nesta quinta-feira no Campus do Ifro da Calama, em Porto Velho

IFRO: Lançamento de livros e exibição de filmes na programação cultural de Congresso da instituição

Foto: Arquivo pessoal

A programação artístico-cultural do XIII Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (CONNEPI) continua nesta quarta-feira,28, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama (Av. Calama, 4.985, Bairro Flodoaldo Pontes Pinto). A programação, que iniciou dia 26, encerra nesta quinta-feira,29.

 

No intervalo da manhã, às 10h, ocupam o espaço cultural as alunas do Curso Técnico em Edificações, Maria Eduarda e Zaire, realizando uma intervenção poética; Ana Clara e Maria Luiza se apresentam com dança/ginástica; Akelinne Adeline em uma quadrilha solo; e ainda tem música de Sandra Nina e Thays.

 

Entre os lançamentos de livros desta quarta-feira, estão: Linha de pesquisa feminista do GET – Parto di Versos / Autorretratos (9h); Márcio Moreira Costa – Fascismo e ideologia (9h30); Sirley Leite Freitas – Conhecimentos necessários ao ensino de matemática nos anos iniciais à luz da teoria da aprendizagem desenvolvimental (10h); Sergio Loss – Eu, você, todo mundo, ninguém (10h30); Jomel Francisco dos Santos – Momentos / Sintomas de amor (11h); Márcia Letícia Gomes – Migração, Refúgio e Direitos Humanos / Pelos caminhos da história e da ficção / Este livro já foi um caderno / Tempo de guardar sapatos (14h); Iranira Geminiano de Melo – Tchoukball / Por uma sociologia do pertencimento / Educação física para jovens e adultos (14h30); Mauro Henrique Miranda de Alcântara – Dom Pedro II / Ensino de História em Rondônia (15h); Deivis Santos – Sêmen humanimal húmus (15h); e Cledenice Blackman – Do mar do Caribe à beira do Madeira I e II (15h30).

 

Entre tantas outras frentes científicas, o Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação também tem foco em Arte e Cultura. O Connepi Cultural está sob organização da Pró-Reitoria de Extensão/Coordenação de Cultura, Esporte e Cidadania (CCEC/Proex) e do Campus Porto Velho Calama. A abertura e o encerramento do Congresso serão no Teatro Estadual Palácio das Artes, com capacidade para mais de mil pessoas. A programação inclui: artistas locais com trabalho reconhecido no cenário artístico cultural do estado, apresentações musicais fruto de projetos de música desenvolvidos nos campi do IFRO, exposições de quadros e instalações visuais.

 

Vídeos e filmes

 

No Miniauditório do Campus Porto Velho Calama a programação do CONNEPI Cultural 2022 vai privilegiar a exibição de vídeos e filmes. Os primeiros serão as criações vindas de projetos desenvolvidos por docentes de Artes/Ifro ao longo das aulas remotas.

 

A partir das  8h30,  será exibido o documentário dirigido por Nilza Menezes “Dutka - Preciso Falar de Arte” (1h e 14 seg). Às 10 horas tem bate papo com o artista Flávio Dutka.

 

Às 14h30, serão os filmes da Acme Filmes, dirigidos por Ariana Boaventura e Joesér Alvarez “Praia do Futuro” (curta metragem/3 min e 33 seg), “Ânima 4 Moviments” (4 min e 39 seg) e “Sinfonia para Teotônio” (9 min e 30 seg), com Joesér Alvarez participando do bate papo às 15 horas.

 

Artes plásticas

 

Durante todo o evento, de 26 a 29/9, ocorrerão exposições de artes. A Exposição DezDutka do artista Flávio Dutka estará exposta no miniauditório do Campus Porto Velho Calama.

 

No hall de entrada, sentido auditório do Campus Porto Velho Calama, estará uma mostra do trabalho de docentes e alunos. Entre as mostras estão “Expressões” com Telma Cristina Martins dos Santos e alunos(as) do Campus Porto Velho Calama. “Elementos da Linguagem Visual-Ponto Linhas e Cores” com Deny Ardaia e alunos(as) do Campus Cacoal. “Amazônia e seus encantos” com Carlos Eduardo Fonseca e alunos(as) do Campus Guajará-Mirim. E “Tempo de Arte” com Hendy Santos e alunos(as) do Campus Jaru.

 

Mais informações acesse aqui

 

Fonte: IFRO

Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS