IFRO: Programação cultural marca Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação

Nesta terça tem programação cultural no Ifro da Calama durante todo o dia

IFRO: Programação cultural marca Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação

Foto: Divulgação

A programação artístico-cultural do XIII Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (CONNEPI) continua nesta terça-feira,27, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama (Av. Calama, 4.985, Bairro Flodoaldo Pontes Pinto).

 

A abertura oficial do evento ocorreu na noite desta segunda-feira, no Teatro Estadual Palácio das Artes, em Porto Velho,RO.

 

Conforme a agenda da Programação Cultural, no dia 27/9, no intervalo da manhã (10 horas) terá Alexia (2º ano do Técnico em Eletrotécnica vespertino) com poemas autorais; Letícia Demétrio apresenta Always Alive e Micaella,Valéria com Loving dark Adele e as danças Yo Yo/Micaella e Under influence/Valéria.

 

Nesta terça-feira,27, tem lançamentos de livros: Mayra Melo – O diabo do amor (9h30); Samanta Margarida Milani – “Fractais, pipas tetraédricas e origami” (14h); Mauro Henrique Miranda de Alcântara – Dom Pedro II/Ensino de História em Rondônia (15h); e Marcos Biesek – Letras Poema (15h30).

 

Banzeiro cultural

 

Às 16h inicia a programação do Banzeiro Cultural com as intervenções poéticas de Cleudson Vieira e de Marcos Biesek, assim como apresentações musicais de Carimbó Acreditar, Paulina Aisllin, Jeferson Cardoso, Jorge Washington e Maiela Johnson; Marcos Grutzmacher e Jorge Washington e Banda Nefelibata.

 

Quarta-feira

 

No intervalo da manhã de quarta-feira,28, às 10h, ocupam o espaço cultural as alunas do Curso Técnico em Edificações, Maria Eduarda e Zaire, realizando uma intervenção poética; Ana Clara e Maria Luiza se apresentam com dança/ginástica; Akelinne Adeline em uma quadrilha solo; e ainda tem música de Sandra Nina e Thays.

 

Entre os lançamentos de livros do dia 28, estão: Linha de pesquisa feminista do GET – Parto di Versos / Autorretratos (9h); Márcio Moreira Costa – Fascismo e ideologia (9h30); Sirley Leite Freitas – Conhecimentos necessários ao ensino de matemática nos anos iniciais à luz da teoria da aprendizagem desenvolvimental (10h); Sergio Loss – Eu, você, todo mundo, ninguém (10h30); Jomel Francisco dos Santos – Momentos / Sintomas de amor (11h); Márcia Letícia Gomes – Migração, Refúgio e Direitos Humanos / Pelos caminhos da história e da ficção / Este livro já foi um caderno / Tempo de guardar sapatos (14h); Iranira Geminiano de Melo – Tchoukball / Por uma sociologia do pertencimento / Educação física para jovens e adultos (14h30); Mauro Henrique Miranda de Alcântara – Dom Pedro II / Ensino de História em Rondônia (15h); Deivis Santos – Sêmen humanimal húmus (15h); e Cledenice Blackman – Do mar do Caribe à beira do Madeira I e II (15h30).

 

Entre tantas outras frentes científicas, o Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação também tem foco em Arte e Cultura. O Connepi Cultural está sob organização da Pró-Reitoria de Extensão/Coordenação de Cultura, Esporte e Cidadania (CCEC/Proex) e do Campus Porto Velho Calama. A abertura e o encerramento do Congresso serão no Teatro Estadual Palácio das Artes, com capacidade para mais de mil pessoas. A programação inclui: artistas locais com trabalho reconhecido no cenário artístico cultural do estado, apresentações musicais fruto de projetos de música desenvolvidos nos campi do IFRO, exposições de quadros e instalações visuais.

 

Vídeos e filmes

 

No Miniauditório do Campus Porto Velho Calama a programação do CONNEPI Cultural 2022 vai privilegiar a exibição de vídeos e filmes. Os primeiros serão as criações vindas de projetos desenvolvidos por docentes de Artes/Ifro ao longo das aulas remotas.

 

Pela manhã (a partir das 8h30) do dia 27/9: “Vídeo Dança, resultado do projeto de extensão: CurtArte realizado em 2021 durante o período da pandemia/Coordenadora: Professora Marcela Lima (4 min e 51 seg); Vídeo produzido pelo projeto Rimoar, em comemoração aos 10 anos do Campus Vilhena Professora: Fabiani Maroneze (6 min e 16 seg); Vídeo – Grupo Musical IFRO Campus Cacoal “Paciência”/Professor Afonso (5 min e 33 seg); “Amarelo, Azul e Branco” de Anavitória (3 min e 47 seg); e “Dias Melhores”/Professor Afonso Felipe Romagna (5 min e 31 seg).

 

Em seguida, iniciam as apresentações do cenário regional. Às 9 horas do dia 27, terão os filmes dirigidos por Raíssa Dourado: “Guariterê Benguela” (curta metragem/5 min e 43 seg); “Mateguá alta” (curta metragem/2 min e 14 seg); e “Vozes da Memória” (documentário/33 min e 28 seg). E no período da tarde (a partir das 14 horas), será a vez do documentário dirigido por Simone Norberto “Nazaré Encantada” (1 h e 30 min). Na sequência, às 15h30, haverá bate papo com a diretora Simone Norberto.

 

Já nesta quarta, 28/9, a partir das 8h30,  será exibido o documentário dirigido por Nilza Menezes “Dutka - Preciso Falar de Arte” (1h e 14 seg). Às 10 horas tem bate papo com o artista Flávio Dutka.

 

Às 14h30, serão os filmes da Acme Filmes, dirigidos por Ariana Boaventura e Joesér Alvarez “Praia do Futuro” (curta metragem/3 min e 33 seg), “Ânima 4 Moviments” (4 min e 39 seg) e “Sinfonia para Teotônio” (9 min e 30 seg), com Joesér Alvarez participando do bate papo às 15 horas.

 

Artes plásticas

 

Durante todo o evento, de 26 a 29/9, ocorrerão exposições de artes. A Exposição DezDutka do artista Flávio Dutka estará exposta no miniauditório do Campus Porto Velho Calama.

 

No hall de entrada, sentido auditório do Campus Porto Velho Calama, estará uma mostra do trabalho de docentes e alunos. Entre as mostras estão “Expressões” com Telma Cristina Martins dos Santos e alunos(as) do Campus Porto Velho Calama. “Elementos da Linguagem Visual-Ponto Linhas e Cores” com Deny Ardaia e alunos(as) do Campus Cacoal. “Amazônia e seus encantos” com Carlos Eduardo Fonseca e alunos(as) do Campus Guajará-Mirim. E “Tempo de Arte” com Hendy Santos e alunos(as) do Campus Jaru.

 

Mais informações acesse aqui

 

Fonte: IFRO

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

E M M M de Barros

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS