A autora relata a sua vivência como paciente com câncer, seu voluntariado nessa área e a luta de algumas mulheres para vencer a doença, entre elas as porto-velhenses Daniela Rossi e Paula Nogueira.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A jornalista paulistana Lu Braga, que morou durante 10 anos em Porto Velho, RO, e agora reside em sua cidade natal, lançou o livro “O que o câncer fez comigo”. A autora incluiu suas vivências nos 20 anos em que atuou e atua como voluntária nessa área, assim como sua visão como paciente oncológica. “Abri o meu coração, colocando no papel a vida como ela realmente é, sem medo, e da forma mais transparente possível’, diz. Em outubro, a obra será lançada em Porto Velho. Veja a galeria de fotos do lançamento do livro no final do texto.
Lú Braga, casada com o médico radioterapeuta Aref Muhieddine, foi diagnosticada com câncer por duas vezes – um na cabeça e outro no pescoço. O primeiro, com metástase, correu em 2016. O segundo, foi em 2021. A obra traz ainda histórias de mulheres que, assim como ela, foram diagnosticadas com câncer e hoje são protagonistas de suas vidas.
Médico radioterapeuta Aref Muhieddine, esposo da jornalista
Daniela Rossi e Paulo Nogueira
Entre as mulheres citadas estão duas porto-velhenses, a jornalista Daniela Ross, e a empresária Paula Nogueira. A Dani (Como é conhecida) teve câncer no início da pandemia. Fez o tratamento de radioterapia em outro estado e, em busca da cura, deixou filhos/família em Porto Velho. Hoje ela usa a comunicação para alertar outras pacientes sobre a importância da prevenção.
Jornalista Daniela Ross
A Paula Guerra teve câncer três vezes, mas conseguiu dar a volta por cima e se considera uma verdadeira vitoriosa. Atualmente, além de empresária, se dedica aos trabalhos sociais. “Elas não poderiam ficar de fora do meu livro – são mulheres corajosas, guerreiras e vencedoras. São duas mulheres especiais nessa jornada e acredito que poderão ajudar outras pessoas com o seu exemplo de perseverança”, disse.
Empresária Paula Nogueira
Riad Younes - humanista
“Neste livro, a Lu Braga nos pega pela mão e nos proporciona uma viagem fascinante que intercala uma vida antes, durante e depois das duas vezes que nocauteou o câncer. A narrativa mantém uma pitada de humor e um mergulho no mar da vida”, afirma o médico humanista Riad Younes, que assina o prefácio da obra.
O médico Riad Younes assina o prefácio do livro
A jornalista, segundo Riad, usa a informação como aliada na luta contra o câncer. Ela retrata suas dores, medos, angústias e conquistas. “O texto é escrito de forma leve, desmistifica a doença e nos proporciona conhecer histórias de outras mulheres que foram diagnosticadas com câncer e hoje se transformaram em lideranças na luta pela vida”, destaca o médico.
Espiritualidade
No livro a autora promove discussões sobre o tratamento oncológico em pacientes jovens, ressalta o poder da espiritualidade no processo de cura, indica onde está a melhor equipe de enfermagem do Brasil e por qual motivo ela troca de hospital, mas não troca de médico.
Capa do livro - são 200 páginas
A escritora declara que relutou muito em escrever o livro. “Não sabia que tinha tanto para compartilhar. Foi quando descobri que de alguma forma eu poderia ajudar os outros. Eu não tinha as palavras porque eu ainda estava processando meus sentimentos”, pontua.
Para adquirir o livro acesse o link: www.livrooqueocancerfezcomigo.com
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!