O Doc foi produzido pela pesquisadora, historiadora e crítica de artes Nilza Menezes com a Trancendental Filmes
Artista plástico Flávio Dutka / Foto: Arquivo pessoal
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A vida e obra do artista plástico porto-velhense Flávio Dukta está presente no documentário “Dutka - preciso falar de arte”, produzido pela historiadora, pesquisadora e critica de artes Nilza Menezes em parceria com a Trancendental Filmes.
O lançamento da obra já ocorreu no formato online, mas presencialmente será dia 20 deste mês (setembro), no Museu da Memória Rondoniense.
O documentário, segundo Dutka, abrange a história da vida dele, assim como o seu trabalho. No final da página o leitor poderá conhecer algumas das obras do artista.
Nilza Menezes explica que o filme leva a uma reflexão sobre o fazer artístico por meio de uma abordagem na obra e vida pessoal de Flávio Dutka. “De forma sucinta ele abrange os elementos fundamentais para a sua produção”, afirma.
Historiadora e pesauisadora Nilza Menezes - foto arquivo pessoal
O documentário apresenta ainda vários depoimentos de pessoas que admiram a obra do artista, pontuando as suas impressões e análises sobre a sua arte.
Quem Dutka
Flávio Dutka é paranaense de nascimento e rondoniano de coração. Além de artista plástico visual, Dutka é formado em História pela Unir. Há 14 anos leciona essa disciplina (História) e também artes em comunidades ribeirinhas do Baixo Madeira - cenário retratado cotidianamente em seus trabalhos.
Além de expor suas peças com alguma regularidade, Dutka é concorrido entre os artistas de todos os segmentos da cena artística rondoniense para ilustrar projetos (livros, discos, filmes) em diversos gêneros.
Veja sua trajetória artística
Semana de Cultura de Rondônia (Sesc Esplanada - Nov/91); Exposição Amazônia (CEF - Ago/92);
Feira de Cultura Studio Aberto (Sesc Esplanada - Out/92);
Exposição Metáforas (Sesi São Carlos/SP - Ago/98);
Exposição individual (Correios - Jan/03
Artistas Plasticos Brasileiros (Congresso Nacional - Brasilia/05);
Representou o Brasil na Mostra Internacional Drawn in (Elsink/Finlandia/Abr/08);
Exposição individual Como desenhar Botos (Casa de Cultura Ivan Marrocos –Dez/11 a Fev/12); Exposição individual Temporalidades (Sesc Esplanada - Nov/19);
Exposição individual Piracema (Casa de Cultura Ivan Marrocos –Dez/18 a Fev/19);
Exposição individual Tríade (Casa de Cultura Ivan Marrocos - Mar/20).
Assista ao Documentário
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!