SESC: Oficina 'Rastros de Memórias: Enegrecendo Andanças' está com inscrições abertas

A atividade será ministrada pelo doutor Rodrigo Pedro Casteleira (PC)

SESC: Oficina 'Rastros de Memórias: Enegrecendo Andanças' está com inscrições abertas

Foto: Divulgação

O Sesc, por meio do Projeto Sesc Identidades Brasilis, está com inscrições abertas para a " Rastros de memórias: enegrecendo andanças” com o doutor Rodrigo Pedro Casteleira (PC), a ser realizada de 13 a 16 de setembro.

 

Rastros de memórias: enegrecendo andanças” é uma ação formativa do Projeto Identidades Brasilis que estimulará a discussão sobre o papel da memória para a ancestralidade negra, a tradição oral e os registros fora da oralidade. A finalidade é tentar traçar aspectos adormecidos encontrados fora das narrativas chamadas de oficiais.

 

A memória, como recurso de marcar a si e de posicionalidade, configura-se como elemento de potência e de ressignificação para pensar e produzir obras e experimentações artísticas. Com isso, objetiva-se provocar novas ficções ou ruídos desde o cotidiano a fim de que, ao final da oficina, cada participante produza um trabalho e o apresente ao grupo. 

 

Encontro 01: Rememoramento - Apresentação da proposta da oficina e de cada participante. Discussão sobre o papel da memória para a ancestralidade negra, a tradição oral e os registros fora da oralidade. A finalidade é tentar traçar aspectos adormecidos encontrados fora das narrativas chamadas de oficiais. 

 

Encontro 02: Deslocamento - Apreciação, discussão e problematização de algumas produções negras brasileiras para (re)pensar memória, família e estética. Apresentação dos conceitos relacionados à memória, família e estética associado a trabalhos como, por exemplo, de Castiel Vitorino, Ed Borges, Geovanni Lima e Jota Mombaça. 

 

Encontro 03: Provocações imagéticas - Apreciação, discussão e problematização de algumas produções negras brasileiras para (re)pensar memória, família e estética. Apresentação dos conceitos relacionados à memória, família e estética associado a trabalhos como, por exemplo, de Marcela Bonfim, Michelle Matiuzzi, Pedro Galiza e Rafael Bqueer. 

 

Encontro 04: Aparições - O conceito de aparição e performance para discutir a negritude e simbolismos sociais vinculados. Discussão do projeto de produção do elemento para o final da oficina. 

 

Encontro 05: Traduções - A potência da memória para a produção de si e da ficção de si. O estranho e abjeto encarnado. Apresentação das produções e discussão sobre o processo de pesquisa, materialização e estética.

 

Sobre o oficineiro 

 

Rodrigo Pedro Casteleira (PC) possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual de Maringá (2006), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Maringá (2014) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2018). Atualmente é professor da Universidade Federal de Rondônia, no Departamento Acadêmico de Ciências da Educação, campus de Vilhena.

 

É membro dos seguintes grupos: Núcleo de Pesquisas e Estudos em Diversidade Sexual (Nudisex), da Universidade Estadual de Maringá; Núcleo De Estudos Interdisciplinares Afro Brasileiros (Neiab), da Universidade Estadual de Maringá e Hibiscus, Grupo de Pesquisa e Extensão sobre Gêneros, Discursos e Comunicação na Amazônia Ocidental, da Universidade Federal de Rondônia.

 

O oficineiro é também é performer e artivista autodidata com pesquisas voltadas a corpo, afeto, decolonialidade, negritude e território.

 

Serviço:

 

Quando? De 13 a 16 de setembro de 2022 das 19h às 22h e 17 de setembro de 2022 das 08h às 11h (horário de Rondônia)

Onde? Online, Plataforma Google Meet

 

Maiores informações Telefone: (69) 3229-6006 ramal 238 / 239 (Coordenação de Cultura) Horário: 08h as 12h

 

Direito ao esquecimento

Você já decidiu em quem votar para deputado(a) estadual, federal, senador(a) e presidente?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS