ONLINE: Inscrições abertas para Oficina de técnicas literárias voltadas para letras de canções

Ação será realizada de 15 a 19 de agosto em ambiente digital

ONLINE: Inscrições abertas para Oficina de técnicas literárias voltadas para letras de canções

Foto: Divulgação

Estão abertas até o dia 12 de agosto as inscrições para a Oficina “Poemas-Canção” – ação formativa realizada pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPE, por meio do Sesc Rondônia, que tem como objetivo a análise e desenvolvimento da parte literária contida no meio musical, uma vez que as letras das canções são pertinentes ao âmbito literário. Ministrada pelo professor de literatura brasileira e músico Vitor Pirralho (AL), a atividade acontecerá de 15 a 19 de agosto, das 19h às 21h (horário local), por meio da plataforma Google Meet.

 

A oficina acontecerá por meio de cinco videoaulas ministradas pelo facilitador, que oferecerá todas as técnicas literárias necessárias ao desenvolvimento de uma letra de canção. A partir do embasamento da História da Arte, a Oficina de poemas-canção se desenvolverá até culminar na parte mais técnica da composição, na qual serão abordados assuntos correspondentes à métrica, rima, estrofação, refrão, melodia, sonoridade, dentre outros.

 

 

A atividade tem como público-alvo estudantes, professores, artistas e o público em geral (sejam aspirantes ou compositores experientes) interessado por temas relacionados à cultura, à linguagem, à literatura, à música e à composição, com idade a partir dos 18 anos. As inscrições podem ser feitas por meio do formulário https://cutt.ly/bZhX4LY.

 

A ação faz parte da programação do projeto Arte da Palavra, um circuito atuante em todas as regiões do País que estimula a formação de leitores e a divulgação de novos autores; além de valorizar obras, escritores brasileiros, as novas formas de produção e fruição literária. Com um circuito de autores e outro de apresentações que privilegiam a oralidade, pretende-se que diversas possibilidades de manifestações literárias sejam contempladas. Como ação de complemento formativo, é oferecido também um circuito voltado para a reflexão e criação literária. Em curadoria coletiva, realizada por especialistas do Sesc de todo o País, são selecionados os artistas que participam do projeto. O circuito é realizado presencialmente, e está sendo adaptado para versão online por conta das restrições impostas pela pandemia.

 

Para mais esclarecimentos, o telefone de contato é o da Coordenação de Cultura do Sesc Rondônia (69) 3229-6006 ramais 238/239. O link para acesso aos encontros será enviado por e-mail aos participantes selecionados. Ação será toda realizada de forma online e gratuita.

 

SOBRE O MINISTRANTE

 

Vitor Pirralho (Vitor Lucas Dias Barbosa) é professor de literatura brasileira, poeta e músico alagoano que, em contato com a antropofagia oswaldiana, encontrou no discurso do Manifesto a inspiração para suas músicas. Foi com seu olhar antropofágico inspirado no Modernismo que Vitor ganhou a graça de artistas como Ney Matogrosso, Zeca Baleiro, Pedro Luís, Tonho Crocco e Ellen Oléria (que participam de seu novo álbum), como também de conselheiros, curadores, jurados e produtores dos projetos culturais mais respeitados do País. Pirralho faz rap, não no sentido restrito da palavra, ele faz rap sem delimitações. Sua música se utiliza de batidas eletrônicas que remetem ao pop, mas também incorpora elementos regionais, africanos, jamaicanos, dentre outros. Seus temas são variados, indo do social ao regional, do linguístico ao paisagístico, do cultural ao desbunde. Uma verdadeira miscelânea rítmica e temática com sotaque nordestino.

 

Serviço

 

Inscrições abertas para Oficina de técnicas literárias voltadas para letras de canções
Quando? 15 a 19 de agosto, das 19h às 21h (horário local)
Onde? Plataforma Google Meet
Formulário de inscrição: https://cutt.ly/bZhX4LY
Realização: Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPE de Rondônia
Acompanhe as ações do Sesc Rondônia nas redes
No Instagram: @sesc_ro
No Facebook: @sescrondonia

 

Autor: Sesc RO
 

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

Mateus Coelho Alves

Fortbras Autopeças

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS