X FOSPA: Movimento Articulado de Mulheres da Amazônia lança a Agenda 21/2030

A Agenda 21/2030 é composta por 8 eixos temáticos, cada eixo se constitui de diversas proposições

X FOSPA: Movimento Articulado de Mulheres da Amazônia lança a Agenda 21/2030

Foto: Divulgação

O Movimento Articulado de Mulheres da Amazônia – MAMA e o Instituto de Mulheres da Amazônia (IMA), irão lançar a Agenda 21/2030 das Mulheres da Amazônia durante a programação do X FOSPA na Casa de Resistência de Mulheres. De acordo com Concita Maia, Presidente do (IMA), estão previstos mais de um lançamento da Agenda 21/2030 das Mulheres da Amazônia.

 

A Agenda foi construída e elaborada por mulheres dos nove Estados da Amazônia Legal Brasileira e apresenta estratégias para fortalecer as políticas públicas para mulheres na região. Além de elaborar propostas que possibilitem avançar na garantia e na ampliação de direitos sobre os territórios numa perspectiva interseccional e integradora de múltiplas realidades, influenciando mudanças na agenda pública que melhore a qualidade de vida das mulheres em suas diversas pluralidades.

 

A Agenda 21/2030 é composta por 8 eixos temáticos, cada eixo se constitui de diversas proposições, sendo eles:  Desenvolvimento Agroecológico, Humano e Sustentável: Agricultura familiar, tradicional, extrativismo e meio-ambiente; Política de enfrentamento a crise dos Sistemas Alimentares; Direito à terra com igualdade para as mulheres do campo e da floresta; Saúde, Cuidado, Direitos sexuais e Direitos reprodutivos; Enfrentamento a violência contra a mulher e o Feminicídio;  Educação, Cultura, mídias igualitárias e democráticas, inclusivas para a igualdade e diversidade; Organização e Poder; Autonomia econômica e igualdade no mundo do trabalho com inclusão social.

 

Dos nove estados participantes do X Fórum Social Pan Amazônico (FOSPA), Rondônia segue rumo ao X FOSPA com uma delegação de Mulheres do Fórum Popular de Mulheres e outros segmentos da sociedade civil que formam as Organizações Sociais do Estado de Rondônia.

 

Fórum Pan Amazônico – X FOSPA

 

Criado em 2001, o Fórum Social Pan-Amazônico é um evento de alcance global que surge no âmbito do Fórum Social Mundial, na perspectiva de lutar pela vida, a Amazônia e seus povos. Compõem o FOSPA os países que pertencem a Amazônia afirma a região Pan-Amazônica como um espaço geopolítico no qual os povos seguem sua luta contra o colonialismo, o capitalismo, o racismo, o patriarcado, o extrativismo, e tantas outas violências que a Amazônia e seus povos veem sofrendo. Em 2022 a cidade de Belém no Pará vai sediar o X  FOSPA nos dias 28 à 31 de Julho e irão acontecer cinco Casas de Saberes sendo elas: Casas dos Bens Comuns, Casa dos Povos e Direitos, Casa dos Territórios e Autogoverno, Casa Mãe Terra e Casa das Resistência das Mulheres com diversas atividades durante toda a programação.

 

Link de acesso para a Agenda: 

 

https://imabr.org/agenda-2021-30/

 

Todas as atividades serão divulgadas nas redes oficiais do IMA: Instagram, Facebook, Twitter e Youtube @ima.brasil

 

Contato:

 

Helen Perrella (38) 991716626

E-mail: ima.acre@gmail.com

 

 

 

Direito ao esquecimento

Quando você acha que a área da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré será liberada ao público?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS