A presidente da Fesec Ana Lúcia foi convidada Federação Nacional para participar dos debates sobre o futuro do Carnaval Sustentável, no Congresso Nacional do Samba, de 29 a 31 deste mês, em Brasília.
Presidente da Fesec/RO Ana Lúcia Barroso / Foto: Arquivo pessoal
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Implantar novo modelo de gestão e acabar com a impressão marginalizada do samba junto à sociedade. Estes são alguns dos objetivos da atual diretoria da Federação das Escolas de Samba e Entidades Carnavalescas de Rondônia (Fesec/RO), que está sendo comanda por mulheres, tendo como titular Ana Lúcia Barroso da Silva, filha do baluarte do samba, mestre “Bainha.
Eleita por aclamação, a nova diretoria tomou posse em fevereiro deste ano, mas ainda não conseguiu legalizar o processo devido a Fesec apresentar problemas jurídicos anteriores a sua gestão, segundo esclareceu a presidente.
Nova diretoria (Foto arquivo pessoal da presidente)
“Nasci e me criei nesse meio, pois as rodas de samba ocorriam no quintal da Marieta, minha avó materna, onde todos músicos da época, que eram destaque em Porto Velho nesse segmento, faziam questão de frequentar, incluindo também os políticos e empresários da cidade”, ressalta, acrescentando que “minha essência fala mais alto e me ajuda a ter uma visão diferenciada de tudo que envolve o samba”.
Apoio da Fenasamba
Além de começar a trabalhar de imediato para resolver as pendências jurídicas e financeiras da entidade, Ana Lúcia buscou também, segundo ela, apoio de amigos que integram a Federação Nacional do Samba (Fenasamba), assim como da União das Escolas de Samba Paulistana (Uesp) e da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (Ligas/SP), que lidera as Escolas do Grupo Especial.
“Fui recebida em São Paulo pelo presidente da Fenasamba, Kaxito Ricardo, e alguns de seus diretores. Desde então o mesmo vem me apoiando em todos os processos de regularização da Fesec para que possamos colocar em prática a nossa proposta de trabalho”, afirmou.
Congresso - Convite
Ana Lúcia foi convidada também pelo presidente da Fenasamba para representar Rondônia no Congresso Nacional do Samba, que acontece de 29 a 31 deste mês (Julho), em Brasília.
Nesse evento, a presidente da Fesec/RO representará a mulher do Norte no samba - ela participará de debates sobre o futuro do Carnaval Sustentável, com temas sobre gestão em tempo de retomada pós-pandemia dos festejos momescos, políticas públicas permanente, legislação, memória do Carnaval, fundamentos, tradição e modernidade, intolerância/discriminação do segmento, entre outros assuntos pertinentes.
“Tenho a certeza que voltarei com uma visão macro do Carnaval realizado nos grandes centros brasileiros para poder adaptar a nossa realidade e conseguir, assim, apresentar uma gestão diferenciada”, concluiu.
Diretoria/Fesec
A nova diretoria da Fesec/RO é composta por: Ana Lúcia Barroso da Silva (presidente), Anilce Pinheiro da Silva (vice-presidente), Alda Soares Melo (secretária), Francisca Márcia de Jesus (assessora da diretoria) Alberto Sidnei, Antônio das Chagas Junior e Pedro Wilson (Conselho fiscal), Sebastião Andrade (Diretor financeiro), Naiara Paiva (Diretora de eventos), advogado Ernandes Segismundo (Diretor jurídico).
Emilia Araújo (Insta)
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!