Turismo rondoniense é tema de concurso de poesias para estudantes do ensino fundamental, em Rondônia

A atividade é voltada para estudantes do ensino fundamental da rede estadual do 6° ao 9° anos.

  Turismo rondoniense é tema de concurso de poesias para estudantes do ensino fundamental, em Rondônia

Foto: Divulgação

O projeto “Concurso de Poesia: Rondônia e suas belezas naturais”, realizado pela Superintendência Estadual de Turismo – Setur, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação – Seduc foi lançado na terça-feira (14), na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Juscelino Kubitschek de Oliveira. A atividade é voltada para estudantes do ensino fundamental da rede estadual do 6° ao 9° anos.
 
A ação da Setur tem como objetivo promover o fomento do turismo local, contribuindo para a conscientização dos jovens quanto ao potencial turístico que Rondônia possui. O projeto incentiva estudantes a exercitarem, não só a imaginação, mas também retratarem os sentimentos de pertencimento.
 
As coordenadorias regionais de educação – CRE ficarão responsáveis pela seleção dos melhores poemas e enviarão para a Seduc. Uma comissão irá realizar a correção e a divulgação dos selecionados, das escolas que compõem o “Projeto Guaporé”. Os dois vencedores de cada série, por escola, juntamente ao respectivo professor vão participar de um city tour nos atrativos turísticos do município de Porto Velho.
 
Durante o lançamento do projeto, os estudantes receberam o material pedagógico “Rondônia Tem Tudo”, que visa mostrar para o mundo quão Rondônia é um território que apresenta a maioria dos segmentos turísticos existentes e que merece ser aproveitado por todos, mudando a realidade atual de que o próprio rondoniense desconhece o ambiente em que vive.
 
TURISMO E EDUCAÇÃO
 
O superintendente estadual de turismo, Gilvan Pereira explicou que a Setur possui diversos eixos para o desenvolvimento do setor em Rondônia, o qual estabelece regras, critérios e parâmetros de organização e execução no desenvolvimento de programas.
 
“Neste projeto trabalhamos no eixo educativo, que promove a valorização dos aspectos culturais e sociais das regiões do Estado. A partir de valores fundamentais como ética, reciprocidade e sustentabilidade, queremos contribuir para o crescimento econômico e desenvolvimento do nosso Estado”, disse o superintendente.
 
Para o diretor da Escola Juscelino Kubitschek, Andrelino Morais, os estudantes têm muito a aprender com o projeto, tanto no turismo, quanto na disciplina de língua portuguesa. “Esse é um projeto multidisciplinar, em que os estudantes irão descobrir como Rondônia tem belezas naturais e que podem ser referência para todo o mundo. Na educação, os estudantes também ganham. A escrita e a formação do senso crítico nesse assunto irão agregar muito valor para esses jovens”, destacou o diretor.
 
UM OLHAR POÉTICO SOBRE RONDÔNIA
 
Quando se fala de poesia nas escolas, em Rondônia, uma das referências é Marcio Viermo. O poeta tem levado recitais com projetos que já alcançaram 900 escolas, em 25 anos. Em um de seus poemas mais conhecidos, “Rondônia, Amazônia, Brasil!”, Marcio mostra que, de fato, Rondônia tem tudo.
 
“A tríade entre educação, turismo e poesia é imprescindível para trabalhar junto aos estudantes a importância de valorizar o nosso Estado e suas belezas. Daqui em diante nossos jovens estarão mais conscientes da importância do nosso turismo para o mundo. Quando fazemos isso na escola incentivamos os estudantes a amarem nosso Estado e nossas belezas”, concluiu.
 
Direito ao esquecimento

Você acredita que candidatos evangélicos são realmente ungidos de Deus ou são “ungidos” do pastor?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS