PERIPECIAS: Cia estreia espetáculo teatral em que aborda a história dos refugiados e imigrantes

O espetáculo “Refugiados Show” acontece nesta quinta,26, e sexa,27. O evento é online e gratuito

PERIPECIAS: Cia estreia espetáculo teatral em que aborda a história dos refugiados e imigrantes

Foto: Divulgação

A Cia Peripécias estreia nesta quinta,26, e sexta-feira, 27/5, o espetáculo Refugiados Show. A peça teatral apresenta ao público a história de refugiados e imigrantes que tentam refúgio no Brasil. No entanto, para alcançar esse objetivo eles terão que vencer o jogo da imigração, dentro do programa de entretenimento Refugiados Show.

 

A cada edição do programa três refugiados concorrem ao grande prêmio que é o refúgio e um auxílio financeiro para viver no Brasil. O espetáculo é interativo e como qualquer reality está nas mãos do público escolher o vencedor. O espetáculo é gratuito e será transmitido on-line e ao vivo por meio da plataforma Zoom. Os interessados podem solicitar o link de acesso ao espetáculo pelo instagram da Cia Peripécias (@ciaperipecias), ou pela plataforma Sympla (https://www.sympla.com.br/refugiados-show__1581130).

 

 

Este espetáculo foi contemplado com a Lei Aldir Blanc, no EDITAL Nº 35/2021/SEJUCEL-CODEC na 2ª EDIÇÃO JAIR RANGEL PISTOLINO PRÊMIO DE PRODUÇÃO AUDIOVISUAL E ARTES CÊNICAS.  da SEJUCEL,  por meio do Governo do Estado de Rondônia e ao Governo Federal.

 

Sobre a Cia Peripécias

 

A Cia Peripécias nasce em 2008 como ação de extensão da Universidade Federal de Rondônia – Unir, e pula os muros da universidade se abrindo para a participação de estudantes e comunidade em geral.

 

A partir de 2018 a Cia se debruçou na pesquisa do tema relacionado à Teatro, Guerras e Ditaduras: Cicatrizes do Oriente Médio e da América Latina. O grupo focou na pesquisa sobre a crise de refugiados no mundo e seus impactos em Porto Velho. A constante chegada de haitianos, sírios e venezuelanos a Porto Velho impressionou a Cia Peripécias. As ruas, os semáforos e as esquinas estavam lotadas de refugiados.

 

A peça teatral dialoga com nossa realidade local: Rondônia é um Estado que foi formado por diferentes fluxos migratórios e estes aspectos refletem a nossa história: desde a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, o ciclo da borracha, a era dourada, eventos migratórios como a construção das hidrelétricas, a chegada de haitianos e refugiados sírios e recentemente podemos acompanhar o grande número de venezuelanos que se encontram na capital rondoniense. O trabalho apresenta uma crise mundial e local, pois traz um tema que desde os tempos mais remotos não conseguimos ainda resolver:   a situação de refúgio.

 

Neste momento, a crise do Afeganistão também vai entrar para a pesquisa. O trabalho oportuniza a estreia de um espetáculo virtual que não conseguiu se apresentar presencialmente, uma vez que o último exercício cênico realizado foi no dia 13 de março de 2020 onde os participantes trabalharam com algumas cartas de refúgio e abriram a pesquisa em andamento em um evento realizado para o público no Museu da Memória de Rondônia. 

 

Agenda

 

Espetáculo: Refugiados Show.

Data:26 e 27de maio.

Horário 19h (de Rondônia) 20h (de Brasília)

Onde: Plataforma Zoom,

Ingressos gratuitos: https://www.sympla.com.br/refugiados-show__1581130

Informações: @ciaperipecias (Instagram)

Celular/Whatsapp: (69) 99913-2650

 

Ficha Técnica:

 

Stephanie Matos – Atriz/Produção

Jamile Soares – Atriz

Sheila Guterres – Atriz

Enderson Vasconcelos - Ator/Produção

Almício Fernandes – Ator/Divulgação

Edilson Schultz – Sonoplastia

Trilha Sonora: Grupo de Estudos em Comunicação Musical Dartes/Unir

Maicon Moura – Design Gráfico

Júnior Lopes – Direção/Gerenciamento de plataforma

Texto: Integrantes da Cia Peripécias (O Texto é devedor de “cartas” de refugiados, de fragmentos da peça teatral SP REFÚGIO e da pesquisa PALCO DE GUERRA)

Tradução de Libras: Héverson Duarte; Jefferson Aires e Victor kopashi.

Preparação Corporal Home office: Danillo Vilafit

Direito ao esquecimento

Você acha que os escândalos do Governo Bolsonaro prejudicam a pré-candidatura à reeleição?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS