VIRTUAL: Sesc Rondônia abre inscrições para Oficina de Zine Virtual

Ação será realizada de 16 a 20 de maio em ambiente digital

VIRTUAL: Sesc Rondônia abre inscrições para Oficina de Zine Virtual

Foto: Divulgação

Estão abertas até o dia 14 de maio as inscrições para a Oficina de Zine Virtual – ação formativa realizada pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPE, por meio do Sesc Rondônia, que tem como intuito propor a criação de um fanzine no formato e-book, através de encontros online, onde os participantes produzirão colagens com o tema proposto. Ministrada pela Ilustradora, Artista e Educadora Pati Peccin (SC), a atividade acontecerá de 16 a 20 de maio, das 19h às 21h (horário local), por meio da plataforma Google Meet.

 

O fanzine é uma publicação alternativa produzida por um grupo de pessoas a fim de discutir temas correlacionados, fazendo parte de movimentos de contracultura. Nesta oficina serão abordados temas socioculturais para os participantes estabelecerem um diálogo a partir de seus universos, criando linguagens subjetivas. Os conteúdos trabalhados serão: História da colagem em movimentos artísticos e sua reflexão cultural na época; Técnica de CUT-UP para construção de textos a partir de recortes de palavras; Montagem do fanzine e a sua publicação online.

 

 

A atividade tem como público-alvo estudantes, professores, artistas e o público em geral interessado por temas relacionados à cultura, à linguagem e à expressão artística, com idade superior a 16 anos. Para participar, será necessário ter em mãos os seguintes materiais:3 folhas tamanho A4 90g ou superior, revistas, papéis diversos, tesoura e cola. As inscrições podem ser feitas por meio do formulário https://cutt.ly/NG6fNiE.

 

A ação faz parte da programação do projeto Arte da Palavra, um circuito atuante em todas as regiões do País que estimula a formação de leitores e a divulgação de novos autores; além de valorizar obras, escritores brasileiros, as novas formas de produção e fruição literária. Com um circuito de autores e outro de apresentações que privilegiam a oralidade, pretende-se que diversas possibilidades de manifestações literárias sejam contempladas. Como ação de complemento formativo, é oferecido também um circuito voltado para a reflexão e criação literária. Em curadoria coletiva, realizada por especialistas do Sesc de todo o País, são selecionados os artistas que participam do projeto. O circuito é realizado presencialmente, e está sendo adaptado para versão online por conta das restrições impostas pela pandemia.

 

Para mais esclarecimentos, o telefone de contato é o da Coordenação de Cultura do Sesc Rondônia (69) 3229-6006 ramais 238/239. O link para acesso aos encontros será enviado por e-mail aos participantes selecionados. Ação será toda realizada de forma online e gratuita.

 

SOBRE A MINISTRANTE

 

Pati Peccin é ilustradora, artista e educadora. É Mestre em Ilustração Artística pelo Instituto Superior de Educação e Ciências de Lisboa (ISEC). Cursou licenciatura em Publicidade e Propaganda pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Estabelecida em Florianópolis desde 2015, dedica-se às artes visuais, expondo estéticas oníricas em colagens, desenhos, gravuras, bordados e ilustrações para obras literárias e animações. Em 2016 criou o Selo Patifaria para publicar livros de artista em parceria com escritores, além de livros “one of a kind” e cadernos com capas únicas.

 

O Selo Patifaria possui um catálogo de 15 obras e participa de feiras de publicações independentes em todo País. No ano de 2020, criou a “Enciclopédia da Vida Privada” que foi contemplado no #SCulturaemSuaCasa da Fundação Catarinense de Cultura, com a publicação de e-book, vídeo-aula e mostra de diários gráficos. Em 2020, Pati e Marko Martins produziram o videoclipe de animação em papel (cut-out) para a música “Revolution” da Orquestra Ouro Preto.

 

A artista realizou diversas exposições, sendo selecionada em 2018 para expor “O Universo das Coisas Incontáveis” no Museu Histórico de Santa Catarina e na Rede de Galerias SESC-SC, na unidade Joaçaba e Concórdia. Em 2021, para a Mostra SESC de Culturas, na unidade do Ceará, realizou a exposição virtual “O Paraíso das Preciosidades Perdidas”. É educadora nas áreas de colagem e ilustração, tendo ministrado oficinas para instituições públicas e espaços culturais, dentre elas a Fundação Catarinense de Cultura, SESC/SC e UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina. Foi mediadora nas exposições Gaudi Barcelona 1900 e Palavra e Movimento de Arnaldo Antunes, ambos no MASC – Museu de Arte de Santa Catarina. Pati ainda conta com 13 anos de experiência no setor audiovisual no âmbito da cenografia e direção de arte em São Paulo.

 

Serviço: Inscrições abertas para Oficina de Zine Virtual

Quando? 16 a 20 de maio, das 19h às 21h (horário local)

Onde? Plataforma Google Meet

Formulário de inscrição: https://cutt.ly/NG6fNiE

Realização: Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPE de Rondônia

 Acompanhe as ações do Sesc Rondônia nas redes No Instagram: @sesc_ro No Facebook: @sescrondonia

Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Quem é mais culpado pelas enchentes em Porto Velho?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS