DIVERSIDADE: Negritude da mulher amazônida será tema do terceiro episódio do Festival Delas

Emilli Sousa recebe as convidadas Ana Carla Ilés, Jamyle Brasil, Luh Melo e Rosangela Hilário para o bate-papo

DIVERSIDADE: Negritude da mulher amazônida será tema do terceiro episódio do Festival Delas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Nesta quarta-feira (11), às 19h30, vai ao ar o terceiro episódio do “Festival Delas - O que é que a caboca tem?”. O projeto é transmitido semanalmente pelo canal do YouTube da jornalista e empreendedora cultural, Emilli Sousa (www.youtube.com/emillisousa), onde é possível assistir aos dois episódios já exibidos.
 
 
O tema abordado será “Negritude da Mulher Amazônida”, que pretende dar voz à mulheres que encampam o movimento social por mais representatividade no cenário local e regional. A apresentadora Emilli Sousa recebe as convidadas Ana Carla Ilés, Jamyle Brasil, Luh Melo e Rosangela Hilário para o bate-papo. A atração musical será a rapper Negra Mari.
 
 
 
 
“Como mulher branca, reconheço meus privilégios e busco usar o espaço que tenho para potencializar a luta dessas mulheres gigantes e com histórias tão inspiradoras.  São vozes potentes e discursos esclarecedores que podem contribuir com a construção de uma sociedade mais igualitária e com equidade de gênero”, destaca Emilli.
 
 
Sobre as participantes
 
 
Ana Carla Ilés: mais conhecida por Mãe Ana, membra da coordenadoria de mulheres de terreiro da Federação de Cultos Afro Religioso Umbanda e Ameríndios do Estado de Rondônia (FECAUBER). É militante na luta contra discriminação racial, intolerância religiosa e, principalmente, em combate à violência contra a mulher. 
 
 
Jamyle Brasil: antropóloga licenciada em geografia pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR, mestranda no programa de pós-graduação em estudos literários da mesma instituição e graduanda no curso de língua portuguesa pela Faculdade Fael. Militante do movimento negro no estado de Rondônia e representante do Fórum Nacional de Mulheres Negras com referências a pesquisas de gênero e  negritude da Amazônia e América Latina.
 
 
 
 
Luh Melo: mulher negra, empreendedora - que através de sua busca e lugar de pertencimento - encontrou nas tranças e cabelos afros as histórias e identidade de seus ancestrais. Especialista em cabelos afros, emprega jovens negros que também buscam reconhecimento e aceitação de sua identidade.
 
 
Negra Mari:  cantora, compositora e poetisa negra da periferia. Lançou o álbum “Negra Mari – Extracotidiana”, com músicas atentas ao cotidiano das mulheres brasileiras. É atriz e diretora no grupo de teatro Opalco's. Rapper, produtora cultural, historiadora, pesquisadora e mãe. 
 
 
Rosangela Hilário: professora da Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Pós-doutora em educação pela faculdade de educação da Universidade São Paulo. Possui licenciatura em letras, graduação em comunicação social e jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes e mestrado em educação e políticas públicas. Atua principalmente nas áreas temáticas de Alfabetização e Letramento, Políticas Públicas de Formação de Professores, Interseccionalidade e Feminismo Negro. Membra da Academia Rondoniense de Letras, Ciências e Artes - ARL onde ocupa a cadeira número 18, cuja patronesse é Tereza de Benguela. 
 
 
Realização
 
 
O projeto foi contemplado pelo Edital nº 32/2021/SEJUCEL-CODEC - 2ª Edição Pacaás Novos - Prêmio para Difusão de Festivais Mostras e Feiras Artísticos-Culturais pela Lei Federal 14.017/2020 Aldir Blanc.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS