DIVERSIDADE: Negritude da mulher amazônida será tema do terceiro episódio do Festival Delas

Emilli Sousa recebe as convidadas Ana Carla Ilés, Jamyle Brasil, Luh Melo e Rosangela Hilário para o bate-papo

DIVERSIDADE: Negritude da mulher amazônida será tema do terceiro episódio do Festival Delas

Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (11), às 19h30, vai ao ar o terceiro episódio do “Festival Delas - O que é que a caboca tem?”. O projeto é transmitido semanalmente pelo canal do YouTube da jornalista e empreendedora cultural, Emilli Sousa (www.youtube.com/emillisousa), onde é possível assistir aos dois episódios já exibidos.
 
 
O tema abordado será “Negritude da Mulher Amazônida”, que pretende dar voz à mulheres que encampam o movimento social por mais representatividade no cenário local e regional. A apresentadora Emilli Sousa recebe as convidadas Ana Carla Ilés, Jamyle Brasil, Luh Melo e Rosangela Hilário para o bate-papo. A atração musical será a rapper Negra Mari.
 
 
 
 
“Como mulher branca, reconheço meus privilégios e busco usar o espaço que tenho para potencializar a luta dessas mulheres gigantes e com histórias tão inspiradoras.  São vozes potentes e discursos esclarecedores que podem contribuir com a construção de uma sociedade mais igualitária e com equidade de gênero”, destaca Emilli.
 
 
Sobre as participantes
 
 
Ana Carla Ilés: mais conhecida por Mãe Ana, membra da coordenadoria de mulheres de terreiro da Federação de Cultos Afro Religioso Umbanda e Ameríndios do Estado de Rondônia (FECAUBER). É militante na luta contra discriminação racial, intolerância religiosa e, principalmente, em combate à violência contra a mulher. 
 
 
Jamyle Brasil: antropóloga licenciada em geografia pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR, mestranda no programa de pós-graduação em estudos literários da mesma instituição e graduanda no curso de língua portuguesa pela Faculdade Fael. Militante do movimento negro no estado de Rondônia e representante do Fórum Nacional de Mulheres Negras com referências a pesquisas de gênero e  negritude da Amazônia e América Latina.
 
 
 
 
Luh Melo: mulher negra, empreendedora - que através de sua busca e lugar de pertencimento - encontrou nas tranças e cabelos afros as histórias e identidade de seus ancestrais. Especialista em cabelos afros, emprega jovens negros que também buscam reconhecimento e aceitação de sua identidade.
 
 
Negra Mari:  cantora, compositora e poetisa negra da periferia. Lançou o álbum “Negra Mari – Extracotidiana”, com músicas atentas ao cotidiano das mulheres brasileiras. É atriz e diretora no grupo de teatro Opalco's. Rapper, produtora cultural, historiadora, pesquisadora e mãe. 
 
 
Rosangela Hilário: professora da Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Pós-doutora em educação pela faculdade de educação da Universidade São Paulo. Possui licenciatura em letras, graduação em comunicação social e jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes e mestrado em educação e políticas públicas. Atua principalmente nas áreas temáticas de Alfabetização e Letramento, Políticas Públicas de Formação de Professores, Interseccionalidade e Feminismo Negro. Membra da Academia Rondoniense de Letras, Ciências e Artes - ARL onde ocupa a cadeira número 18, cuja patronesse é Tereza de Benguela. 
 
 
Realização
 
 
O projeto foi contemplado pelo Edital nº 32/2021/SEJUCEL-CODEC - 2ª Edição Pacaás Novos - Prêmio para Difusão de Festivais Mostras e Feiras Artísticos-Culturais pela Lei Federal 14.017/2020 Aldir Blanc.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Quem é mais culpado pelas enchentes em Porto Velho?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS