TEATRO RUANTE: Mostra ‘Cena Negra Amazônia’ acontece de 5 a 7 de maio no formato online

Dentre as participações estão Coletivas Xoxós (PA), Sarah Soul (RO), Amanara Brandão (RO) e As Clarianas (SP)

TEATRO RUANTE: Mostra ‘Cena Negra Amazônia’ acontece de 5 a 7 de maio no formato online

Foto: Divulgação

De 05 a 7 de maio será realizado a Mostra A Cena Negra Amazônica, que contará com apresentações de obras artísticas e debates sobre a temática afrodiáspórica com artistas e pesquisadores do Brasil acerca da historicidade e da trajetória do povo negro, tendo como foco principal o contexto amazônico.

 

Para Jamile Soares, idealizadora do projeto, “realizar apresentações e debates com foco nas questões do povo negro é de suma importância para difusão dos conhecimentos para os habitantes da região amazônica, assim como uma forma de reparo social por tentativas históricas de nos invisibilizar”. Dentre as participações estão Coletivas Xoxós (PA), Sarah Soul (RO), Amanara Brandão (RO) e As Clarianas (SP). 

 

As transmissões ocorrerão via plataforma digital, pelos canais do Teatro Ruante (YouTube e Facebook), com duração de até duas horas cada a dia. Os debates contarão com mediação e com intérpretes de Librasm visando a acessibilidade da comunidade surda.

 

O projeto foi contemplado no Edital nº 32/2021/SEJUCEL-CODEC – 2ª  Pacaás Novos Prêmio Para Difusão de Festivais, Mostras e Feiras Artístico-Culturais – EIXO II, Categoria I – Artes Cênicas.

 

SOBRE A PROPONENTE DE A CENA NEGRA

 

Jamile Soares é produtora, atriz e palhaça com 8 anos de experiência cênica, integrante dos coletivos Teatro Ruante, Trupe dos Conspiradores e Cia Peripécias. Com o Ruante foi ganhadora dos Prêmios Funarte de estímulo ao Circo 2019, Prêmio Sesc de Incentivo a Arte Cênica 2018 – (2018); com o mesmo coletivo integrou a produção da Mostra de Repertório do Teatro Ruante (2017 e 2018), como atriz atuou em diversos espetáculos dos grupos citados como Era uma vez João e Maria... e ainda é, CIDADE GRANDE, joão ninguém e Um inimigo do povo. Mais recentemente, participou do Curso de Extensão Estudos em Teatro Negro (2020), Curso em Dramaturgia Negra (2020) e do Grupo de Extensão em Crítica Teatral da UNIR.

 

SERVIÇO

 

O QUE: Mostra A Cena Negra Amazônica

QUANDO: Dias 05, 06 e 07 de maio de 2022 às 19h (horário de Rondônia).

ONDE: pelos canais do Teatro Ruante – YouTube e Facebook

MAIORES INFORMAÇÕES: (69) 99201-6765

 

Autor: Assessoria do evento

Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Quem é mais culpado pelas enchentes em Porto Velho?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS