A Cia Clandestinos de Artes lançou na última sexta-feira,23, a plataforma digital
www.ciadeartesfiasco.com.br da CIA DE ARTES FIASCO - DIGITAL que consiste em um site que permitirá organizar informações pertinentes à história da CIA, assim proporcionando uma melhor experiência entre os usuários e as ações do grupo.
Durante décadas no Brasil os estudos sobre a historicidade do teatro nacional era um assunto exclusivamente dos grandes centros, em especial Rio de Janeiro e São Paulo. Essa realidade se dá principalmente pela falta de interesse de pesquisadores das artes cênicas e de instituições de educação de teatro no Brasil que nunca despertaram para lançar um olhar sobre o fazer teatral na Amazônia, em especial em Rondônia.
A questão geográfica que dificulta o acesso à nossa região também pode se apresentar como um agravante, prejudicando a possibilidade de termos um acervo que trate da história das nossas artes.
Desta forma a A Cia Clandestinos de Artes propõe esse acervo onde organizará 20 anos de história na cena teatral rondoniense feita pela Cia de Artes Fiasco por meio de vídeos, fotos e matérias jornalísticas.
Lei Aldir Blanc
O projeto foi selecionado no edital 31/2021/SEJUCEL-CODEC, 2ª EDIÇÃO MARECHAL RONDON, EIXO – III CATEGORIA – CATEGORIA – L (Criação de Portfólio Artístico digital, galeria individuais digitais, galerias coletivas digitais, exposições individuais digitais, exposições coletivas, conteúdo de patrimônio, memória e difusão cultural.) com recursos da Lei Aldir Blanc, Governo Federal.