ARTE DA PALAVRA: Oficina de criação literária, promovida pelo Sesc, está com inscrições abertas

Os encontros acontecerão de 25 a 29 de abril em ambiente digital

ARTE DA PALAVRA: Oficina de criação literária, promovida pelo Sesc, está com inscrições abertas

Foto: Divulgação

Estão abertas até sábado,23, as inscrições para a Oficina de Criação Literária, ação formativa realizada pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPE, por meio do Sesc Rondônia, que tem como intuito explorar a criatividade literária dos participantes a partir de dinâmicas realizadas nos encontros. Ministrada pelo escritor Marcelino Freire (SP), a atividade acontecerá de 25 a 29 de abril, das 19h às 21h (horário local), por meio da plataforma Google Meet.

 

Marcelino Freire costuma dizer que a sua oficina de criação é “feita por pessoas” e são elas que fazem o curso acontecer. É a partir das questões apresentadas em sala (agora virtual) que Freire trabalhará o repertório, a linguagem, o projeto literário de cada participante, não importando o gênero literário. Haverá dicas de leituras e uma ampla discussão de todas as frentes de batalha de um livro, desde sua escrita até sua publicação.

 

A ação faz parte da programação do projeto Arte da Palavra, um circuito atuante em todas as regiões do País que estimula a formação de leitores e a divulgação de novos autores; além de valorizar obras, escritores brasileiros, as novas formas de produção e fruição literária. Com um circuito de autores e outro de apresentações que privilegiam a oralidade, pretende-se que diversas possibilidades de manifestações literárias sejam contempladas. Como ação de complemento formativo, é oferecido também um circuito voltado para a reflexão e criação literária. Em curadoria coletiva, realizada por especialistas do Sesc de todo o País, são selecionados os artistas que participam do projeto. O circuito é realizado presencialmente, e está sendo adaptado para versão online por conta das restrições impostas pela pandemia.

 

 

As inscrições podem ser feitas por meio do formulário https://cutt.ly/ZFgfWI0, sendo o único critério de seleção que os participantes tenham idade a partir de 18 anos.

 

Para mais esclarecimentos, o telefone de contato é o da Coordenação de Cultura do Sesc Rondônia(69) 3229-6006 ramais 238/239. O link para acesso aos encontros será enviado por e-mail aos participantes selecionados. Ação será toda realizada de forma online e gratuita.

 

SOBRE O MINISTRANTE

 

Marcelino Freireé escritor. Nasceu em 1967, em Sertânia, Pernambuco. Viveu no Recife e desde 1991 reside em São Paulo. É autor, entre outros, dos livros “Angu de Sangue” (Ateliê Editorial) e “Contos Negreiros” (Editora Record – Prêmio Jabuti 2006). Em 2004, idealizou e organizou a antologia de microcontos “Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século” (Ateliê). Alguns de seus contos foram adaptados para teatro. Participou de várias antologias no Brasil e no exterior. “Contos Negreiros” foi publicado em 2013 na Argentina, pela Editora Santiago Arcos e com tradução de Lucía Tennina, e no México, pela Librosampleados, com tradução de Armando Escobar. Criou a Balada Literária, evento que acontece em São Paulo desde 2006, com edições em Teresina (desde 2017) e Salvador (desde 2015). No final de 2013, publicou seu primeiro romance, intitulado “Nossos Ossos” (Record – Vencedor do Prêmio Machado de Assis), publicado também na Argentina, pela editora Adriana Hidalgo, na França pela editora Anacaona, e em Portugal pela editora Nova Dheli. Em 2018, lançou pela José Olympio o livro “Bagageiro”, que reúne o que ele chama de “ensaios de ficção”. Coordena oficinas de criação literária desde o ano de 2003, já tendo revelados nomes como os de Aline Bei, Carol Rodrigues e Sheyla Samanioto. O escritor mantém o blog Ossos do Ofídio: marcelinofreire.wordpress.com

 

 

Serviço:Oficina de criação literária

Quando?25 a 29 de abril, das 19h às 21h (horário local)

Onde?Plataforma Google Meet

Formulário de inscrição: https://cutt.ly/ZFgfWI0

Realização:Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPE de Rondônia

 

Acompanhe as ações do Sesc Rondônia nas redes

No Instagram:@sesc_ro

No Facebook:@sescrondonia

 

Autor: Assessoria de imprensa do Sesc

Direito ao esquecimento

Em qual desses quatro pré-candidatos você votaria se as eleições fossem hoje?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS