MÉDIA-METRAGEM: Documentário “Narrativas Quilombolas” será lançado nesta terça

O filme aborda a memória e identidade da Comunidade Santa Cruz de Remanescentes Quilombolas, de Pimenteiras do Oeste.

MÉDIA-METRAGEM: Documentário “Narrativas Quilombolas” será lançado nesta terça

Foto: Divulgação

Nesta terça-feira(12), às 20h, será realizado o lançamento do média-metragem “Narrativas Quilombolas”, que retrata a cultura e o cotidiano da Comunidade Santa Cruz de Remanescentes Quilombolas, localizada às margens do Rio Guaporé no município de Pimenteiras do Oeste em Rondônia.  

 

A produção do média-metragem está sendo coordenado pelo fotógrafo e produtor cultural, Washington Kuipers que informou que o vídeo documentário será lançado através de uma live na página do Facebook da Associação Diversidade Amazônica no seguinte endereço: https://www.facebook.com/Diversidadeamazonica.com1  .

 

 

Washington Kuipers informou que o projeto do média-metragem foi contemplado no Edital Nº 35/2021/SEJUCEL-CODEC 2ª Edição Jair Rangel Pistolino Prêmio de Produção Audiovisual e Artes Cênicas, no Eixo II Produção Audiovisual de Média-Metragem- Categoria  B, com recursos do “Governo do Estado de Rondônia/Sejucel/Fedec/Ro”, Lei Federal 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc), Governo Federal.

 

Segundo Washington Kuipers, a produção cinematográfica vai mostrar através de depoimentos da própria comunidade a cultura e a história da localidade, ressaltando assim a importância da memória e identidade no processo de reconhecimento de comunidades quilombolas.

 

Washington Kuipers lembra que em sua origem, as comunidades quilombolas eram formadas por pessoas escravizadas, que conseguiam fugir de cativeiros para locais considerados seguros. E é por isso que a localização de uma comunidade quilombola é tão importante, pois ela está repleta de histórias e significados e isso é essencial na formação da identidade de uma comunidade.

 

De acordo com Washington Kuipers, a  produção cinematográfica média-metragem conta com interpretação em libras e libras e classificação livre.

 

Ele informou que a Comunidade Santa Cruz de Remanescentes Quilombolas conta com a certificação da Fundação Cultural Palmares (FCP)  como remanescente de quilombos, desde 2015. O município de Pimenteiras do Oeste foi fundado por remanescentes quilombolas do Quilombo do Piolho ou do Quariterê.

 

“Acredito que a produção do média-metragem Narrativas Quilombolas vai contribuir para a valorização da cultura da Comunidade Santa Cruz de Remanescentes Quilombolas de Pimenteiras do Oeste”, disse Washington Kuipers.

 

Autor/Texto: Assessoria do evento

Direito ao esquecimento

Em qual desses quatro pré-candidatos você votaria se as eleições fossem hoje?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS