Rondônia está entre os 17 espetáculos selecionados de todo o Brasil
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O espetáculo "A muy lamentável e cruel história de Píramo e Tisbe", do Teatro Ruante, de Porto Velho, Rondônia, está entre os 17 selecionados de todo o Brasil para compor a programação do "Amazônia Encena na Rua, edição especial no Pará".
Em formato presencial, a programação será realizada de 05 a 30 de junho, sendo que a programação oficial será realizada de 05 a 12 de junho, em Belém. De 15 a 25 de junho haverá circulação pelo interior do estado passando pelas cidades de Marabá, Parauapebas e Xinguara.
Produzido pelo O Imaginario, de Porto Velho, o Amazônia Encena Na Rua é uma festa das artes cênicas de rua e se constitui como uma importante política pública para o fomento da produção e formação de plateia,segundo Chicão Santos, produtor cultural, diretor de teatro e idealizador do evento.
"Consolidado na Amazônica Legal e sucesso na cidade de Porto Velho, o projeto agora amplia sua atuação e apresenta essa edição especial no Pará", destaca.
Patrocínio - Vale
A edição tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, com realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.
Sobre o Encena na Rua
O Amazônia Encena Na Rua é um festival de artes integradas que chega a sua 13ª edição visando à valorização e o estímulo à produção das artes cênicas de rua da Amazônia Legal e do Brasil.
O projeto possibilita o intercâmbio de linguagens e troca de experiências de grupos, companhias e artistas da Amazônia e do Brasil.
Dentro da programação há ações formativas que compreendem: oficinas; rodas de conversa e o IV Seminário Amazônico de Teatro de Rua. Tais ações ampliam ainda mais os olhares sobre a arte, o público e a cidade.
O Imaginário
Foi fundado em 2005 com o objetivo de pesquisar e investigar as diversas linguagens artísticas. Em seus trabalhos, discute a relação entre o público, o teatro e a cidade. Realizou projetos com relevância nacional como: Caravanas de Teatro pelo Interior do Mato Grosso, Acre, Rondônia, Roraima, Macapá, Maranhão e Paraíba; circulação por todas as regiões do país em duas edições do Palco Giratório (2010 e 2018); duas edições da Caravana Petrobras de circulação de espetáculos; circulação pelo circuito pelo SESC Amazônia das Artes; produziu Doze Edições do Amazônia Encena na Rua, reunindo grupos de artes públicas da Amazônica e das demais regiões do país.
O Imaginário já foi selecionado em mais de 30 prêmios nacionais, com destaque para (duas edições do “Rumos – Itaú Cultural”, um prêmio de Gestão da Economia Criativa, 07 (sete) prêmios da CAIXA e 14 prêmios da FUNARTE.
Veja os selecionados
Comédia Del' Acre – Cia Visse Versa - Acre;
Se deixar, ela canta! – Companhia Cangapé – Amapá;
Sodade – Panorando Cia e Produtora – Amazonas;
A Carroça é Nossa – Xama Teatro - Maranhão;
Palhaçando - Grupo Tibanaré – Mato Grosso;
A Muy lamentável e cruel história de Píramo e Tisbe – Teatro Ruante - Rondônia;
O cavaleiro perfumado - Grupo Locômbia - Roraima;
As Charlatonas Companhia - Trupe-Açu – Tocantins
Os Cenouras - Valdevinos de Oliveira – Rio de Janeiro;
Tekoha - ritual de vida e morte do deus pequeno - Grupo Teatro Imaginário
Maracangalha - Mato Grosso do Sul;
Magya e Mystério - Grupo Folhas de Papel - Pará;
La Fábula - Cia As Madalenas - Pará;
Sorteio de Contos - Cia Sorteio de Contos - Pará;
Uma Surpresa para Benjamin - Circo Matutagem - Pará;
O Espetáculo de um homem só - Cia de Circo Nós Tanto - Pará;
As Aventuras de Baltazar no Reino dos mamulengos - Mamulengo Sem Fronteiras – Distrito Federal;
Jerônimo Show - Circo Caramba - São Paulo.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!