Gurii - Festival Amazônico de Contação de Histórias inicia nesta sexta

O festival acontecerá online, ao vivo, com a exibição de contações de histórias. A atividade terá intérprete de Libras

Gurii - Festival Amazônico de Contação de Histórias inicia nesta sexta

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 O festival é promovido pela Fada Inad Produtora Cultural e tem como principal objetivo a exibição de contação de histórias para o público infantil. O evento que inicia no dia 18 deste mês (sexta-feira) segue até o dia 22 (terça-feira) com apresentações de 25 vídeos de contação de histórias. O Festival será transmitido ao vivo, através do Youtube, no canal da Fada Inad (youtube.com/fadainad) a partir das 20 horas, horário de Brasília.  O segundo GUIRII contará com intérprete de libras.

 

O evento contará com mesa-redonda, cujo tema abordado será sobre “O que é Contação de História?”, com Lucia Morais Tucuju, Daniel Munduruku e Ester Sá. Profissionais renomados, com vasto conhecimento na literatura infantil e responsáveis por grandes projetos culturais desenvolvidos pelo país afora. A segunda edição do GUIRII, terá em sua programação, entrevista com Andréa Cozzi, doutoranda pela Universidade Federal do Pará. Mestra em Educação pela Universidade do Estado do Pará, na linha de pesquisa Saberes Culturais e Educação na Amazônia, além de palestras e oficinas. Esta programação inicia por volta das 17 horas, horário de Brasília. “Este momento no festival é fundamental para aprofundarmos mais sobre a cultura e a literatura infantil, o quanto são essenciais para garantir desenvolvimento emocional, social e cognitivo para as crianças”, ressaltou Daniele Silva, produtora cultural.

 

 

A segunda edição do GUIRII abordará temas cuja a intenção é promover a inclusão, a preservação de recursos naturais, consumo sustentável, o respeito à diversidade identitária, o acesso ao pluralismo cultural e o contato com a ludicidade.

 

O festival amazônico é beneficiado pela Lei Federal Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020), Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer de Rondônia (Sejucel), pelo edital 2ª Edição Pacaás Novos (Nº 32/2021/SEJUCEL-CODEC

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO EVENTO ACESSANDO O LINK: https://contacaodehistoria.com.br/guiriifestival-programacao/

 

Participação no festival

 

No total, 340 artistas se inscreveram. A segunda edição do GUIRII teve a participação de artistas dos 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal, sendo 19 artistas inscritos no Estado de Rondônia, um artista no Estado do Acre, 10 artistas no Amazonas, 14 artistas no Pará, dois artistas em Tocantins, dois artistas no Amapá, três artistas no Maranhão, três artistas no Piauí, 23 artistas no Ceará, sete artistas no Rio Grande do Norte, 10 artistas na Paraíba, nove artistas no Pernambuco, dois artistas em Alagoas, um artista de Sergipe, 13 artistas na Bahia, 18 artistas em Minas gerais, um artista no Estado do Espírito Santo, 41 artistas no Rio de Janeiro, 78 artistas em São Paulo, 21 artistas no Paraná, 10 artistas em Santa Catarina, 21 artistas no Grande do Sul, quatro artistas no Mato Grosso do Sul, cinco artistas em Goiás, 11 artistas no Distrito Federal e 11 artistas em mato Grosso.

 

Autor: Ellen Araújo

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Contribuinte rondoniense: você acha justo pagar R$ 90 mil para deputados visitarem feiras de armas nos EUA?
Você acha que o Carnaval da capital deve ser cancelado por causa do aumento da Covid?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS