PALHAÇAÍ: Festival começa nesta sexta-feira,4; veja a programação

O evento será transmitido via Youtube e Facebook do Teatro Ruante

PALHAÇAÍ: Festival começa nesta sexta-feira,4; veja a programação

Foto: Divulgação

O Teatro Ruante realiza a 2ª edição do Festival PalhAçaí de 04 a 13 de março de 2022, serão 8 espetáculos e 8 números circenses na programação, com espetáculos das cinco regiões do Brasil.

 

O projeto foi contemplado no Edital Nº 32/2021/SEJUCEL-CODEC - 2ª Edição Pacaás Novos – Prêmio Para Difusão de Festivais, Mostras e Feiras Artísticos-Culturais e se afirma como um evento importante da arte circense para o estado de Rondônia.

 

Para Selma Pavanelli, produtora e integrante do Teatro Ruante, “é a possibilidade de mostrar Rondônia para o restante do Brasil”, já Jamile Soares, também integrante do grupo, “é uma oportunidade de conhecer o que vem sendo produzido pelo Brasil, na arte da palhaçaria e do mundo circense”, diz.

 

Sobre o Festival

A 2ª edição do Festival PalhAçai ocorrerá entre os dias 04 a 13 de março, sendo apresentado por duas mestras de cerimonia, as palhaças Tinnimm (Selma Pavanelli) e Tuminga (Jamile Soares) responsáveis por mediar os debates ao vivo entre os grupos participantes e o público virtual. 

 

O Festival será totalmente transmitido via plataforma digital, Youtube e Facebook, com oito espetáculo circenses (gravados) de grupos/coletivos de todas as regiões do Brasil. Ao final de cada dia de exibição, um bate-papo com os grupos participantes complementa a programação e contará com tradução em libras para acesso da comunidade surda.

 

Ainda na programação, haverá uma roda de conversa com as artistas-pesquisadoras  Cida Almeida e Ermínia Silva, sobre o tema “A arte da palhaçaria em tempos de pandêmia”, discutindo a reinvenção da linguagem em tempos de COVID-19, bem como os rumos da arte circense.

 

 

PROGRAMAÇÃO NAS REDES DO TEATRO RUANTE

SEMPRE ÀS 19H

 

Dia 04 de março de 2022

 

·        Femenagem à atriz, diretora e produtora Claudia Toledo (AC)

·        teATrO RUAnte (RO) - A muy lamentável e cruel história de Píramo e Tisbe

Dia 05 de março de 2022

·        Los Circo Los (SP) - La Trattoria

·        Coletivo fusCirco (CE) - Risita Surpresa

Dia 06 de março de 2022

·        Cia Theastai de Artes Cênicas (MS) - O Grande Salto

·        Trupe Lona Preta (SP) - O Circo Fubanguinho

 

Sobre o Teatro Ruante

 

Presente na cidade de Porto Velho/RO desde 2015, o coletivo vem contribuindo com a cena artística local e amazônica por meio de suas montagens teatrais, oficinas de palhaço, de técnicas circenses e teatro, produção de eventos e o Festival PalhAçaí. O Teatro Ruante também tem participado com seus espetáculos de festivais em outros estados do Brasil.

 

O grupo tem como fonte inspiradora o universo popular e busca fundir em seus trabalhos a linguagem circense (sobretudo da arte da palhaçada), o teatro de rua e a música. Tem como propósito apresentar-se em espaços abertos e alternativos, visando uma comunicação direta com o público das mais variadas idades.

 

Em 2018 foi contemplado com o Prêmio Sesc de Incentivo às Artes Cênicas; em 2019 foi contemplado com o Prêmio Funarte de Incentivo ao Circo; em 2020 foi contemplado com editais da Funcultural e pode realizar um documentário sobre sua trajetória; ainda em 2020 foi contemplado também com o Edital Pacaás Novos, da Sejucel e realizou a 1ª edição do Festival PalhAçaí – circo teatro; e novamente em 2021 no mesmo edital, possibilitando a realização da 2ª edição do Festival.

 

Atualmente o Teatro Ruante tem em seu repertório os seguintes espetáculos: Cotidiano-mulher (2019), A muy lamentável e cruel história de Píramo e Tisbe (2018), Cabaré Ruante (2017), Era uma vez João e Maria... e ainda é (2016), História de contar (2016) e Que palhaçada é essa aqui? (2015). Produziu para seu canal no YouTube Metendo o nariz (2019) e Quarentena Ruante (2020).

 

Canais de exibição da programação: YouTube (https://www.youtube.com/c/teATroRUAnte) e Facebook (https://www.facebook.com/TeatroRuante)

Maiores informações: (69) 98164-3332

 

Fonte: Assessoria de imprensa do Teatro Ruante

Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS