SIMON OLIVEIRA: Escritor e pesquisador lança em março ‘Causos e Crônicas do Berço do Madeira’

Ele pontua que será difícil escolher o melhor causo ou crônica. “Muitos deles, poderiam, sem exagero, se tornar roteiro de filme ou série”.

SIMON OLIVEIRA: Escritor e pesquisador lança em março ‘Causos e Crônicas do Berço do Madeira’

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O livro “Causos e Crônicas do Berço do Madeira”, do escritor e pesquisador Simon Oliveira dos Santos, de Nova Mamoré, Rondônia, será lançado na segundo quinzena de março. O prefácio é do historiador e professor Aleks Palitot.

 

Simon afirma que a obra é resultado das suas inquietações literárias e históricas, transformadas, mais uma vez, em causos e crônicas leves, culminando neste novo livro, “que há de prender o leitor do primeiro ao último capítulo”.

 

Ele pontua que será difícil escolher o melhor causo ou crônica. “Muitos deles, poderiam, sem exagero, se tornar roteiro de filme ou série”.

 

O autor explica que o cenário é o roteiro Brasil/Bolívia e, em especial, a cidade que abriga o berço do Rio Madeira, a hoje denominada Nova Mamoré.

 

“Os enredos são bem tramados e trazem elementos surpresa de muita intensidade estética. Quantos aos personagens, cada leitor aprecie e escolha a quem mais admira ou com quem mais se afina”, frisa.

 

Esta é a segundo obra do autor. A primeira, lançada ano passado, denomina-se “Trem das Almas” - Uma viagem pelo imaginário da Madeira-Mamoré, seus fantasmas e suas lendas.

 

A obra, formada por 17 contos, retrata os primórdios de Nova Mamoré e região, ambientado nos trilhos da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM) e nos seringais.

 

 

 

QUEM É O AUTOR

 

Simon Oliveira dos Santos é natural de Nova Mamoré, Rondônia. Nasceu em 27 de abril de 1970. Formado em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (Unir), especializou-se em Metodologia do Ensino Superior e é mestre em Ciências da Linguagem.

 

Escritor, contista, jornalista e pesquisador, é membro da Academia Guajamirense de Letras (AGL).  Funcionário público da Redes Estadual da Educação e Municipal

 

Autodenomina-se " Amazônida, filho da ferrovia", devido sua ligação com o cenário fantástico da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, com as localidades de Vila Murtinho (Berço do Madeira), Iata e Guajará Mirim e suas gentes.

 

Empreendedor da Literatura

 

O editor da obra, Abel Sidney, destaca que Simon Oliveira é “Um empreendedor da literatura, educação, jornalismo e arte. Um homem produtor de cultura local e regional. Um amante das coisas da sua terra. Um “Sentinela Avançada”, sempre pronto e atento a defender o que a terra e gentes tem de melhor – a própria história. Da Vila Murtinho à Nova Mamoré e seguindo avante, muito além...Que a literatura deste Amazônida nascido no Berço do Madeira (Vila Murtinho – Nova Mamoré), cresça, se robusteça e nos traga ainda mais  frutos".

 

 

Aquisição do livro

 

Os interessados devem entrar em contato com o autor – ele entregará pessoalmente ou envia pelos correios.

 

Valor: R$ 35,00

 

Contato: 69 9323-7881

 

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS