As Mulheres do Aluá conta a história de mulheres de diferentes épocas que foram condenadas, num período em que o pensamento-homem é que determinava a condição de cada uma delas
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O espetáculo As Mulheres do Aluá terá temporada online nesta sexta,19, sábado,19, e domingo,20, através das principais plataformas digitais. O projeto foi contemplado no Edital nº 34/2021/SEJUCEL-CODEC - 2ª Edição Mary Cyanne Prêmio de Produção Artístico-Cultural para transmissões ao vivo/gravadas - Lei Aldir Blanc.
Sobre As Mulheres do Aluá
As Mulheres do Aluá conta a história de mulheres de diferentes épocas que foram condenadas, num período em que o pensamento-homem é que determinava a condição de cada uma delas.
Com histórias marcadas pela violência, elas foram rés em processos judiciais que revelam as dificuldades em um ambiente hostil e opressor do passado na Amazônia, influenciado pelo ciclo da borracha e construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.
O espetáculo foi concebido a partir desta pesquisa cênica que coloca em foco a relação de gênero e o universo feminino. Essas histórias registradas nas páginas frias dos processos foram transformadas em dramaturgia e virou espetáculo. Quatro mulheres/personagens: Bebé Robert, Josefa Cebola, Elisa e Catharina são condenadas e trancadas em celas que ficam numa cidade abandonada no interior da floresta, com o passar do tempo se transformaram em “mulheres de pedra”, uma vez por ano saem desta condição para beber e festejar o “ALUÁ”, enquanto estão preparando a bebida relembram suas memórias/lembranças, bebem o aluá e depois voltam à condição de mulheres de pedra.
O encenador, com fina sensibilidade, construiu uma encenação estética usando elementos que estabelece um ritual de quatro mulheres, com suas memórias em que a realidade é gerada pelos processos de confecção do aluá e é banhada pelas memórias e pelos mitos amazônicos.
Trajetória As Mulheres do Aluá
Em 2016 espetáculo As Mulheres do Aluá foi selecionado para circular pela Amazônia Legal, no projeto Sesc Amazônia das Artes;
Em 2018 círculo em 38 cidades brasileiras, através do Palco Giratório, maior circuito de artes cênicas do Brasil;
Selecionado pelo Edital Petrobras de circulação nacional, sendo apresentado em Boa Vista (RR) e Macapá (AP)
Ficha Técnica
Elenco: Agrael de Jesus, Amanara Brandão, Flávia Diniz e Zaine Diniz
Dramaturgia: Euler Lopes Teles
Pesquisa: Chicão Santos e Nilza Menezes
Concepção de figurino: Zaine Diniz
Concepção Cenográfica e Luz: Chicão Santos
Preparação de voz: Marcos Grutzmacher
Fotografia: Leonardo Valério
Assessoria de Imprensa/Comunicação: Eliane Viana
Serviço
As Mulheres do Aluá – Temporada virtual
Período: 18, 19 e 20/02/2022
Horário: 19h
Transmissão: Facebook e YouTube.
Autor: Eliane Viana
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!