DOCUMENTÁRIO: ‘Santo Antônio das Cachoeiras’ mostra o arquipélago fluvial que deixou de existir

O filme experimental que utiliza trechos de animação para ilustrar a narrativa fílmica

DOCUMENTÁRIO: ‘Santo Antônio das Cachoeiras’ mostra o arquipélago fluvial que deixou de existir

Foto: Divulgação

Santo Antônio das Cachoeiras é um vídeo documentário experimental que utiliza trechos de animação para ilustrar a narrativa fílmica sobre o arquipélago fluvial que há alguns anos deixou de existir, para dar lugar à Hidrelétrica de Santo Antônio.  Assista aqui.

 

O filme intenta resgatar a narrativa da pré-história local, quase desconhecida para a grande maioria da população de Porto Velho, centrando sua narrativa na paisagem social, desde os povos originários até a atualidade, enfatizando a ação humana como instrumento modificador da paisagem ambiental de forma não predatória, mas agregando certo conhecimento e tecnologias essenciais às atuais gerações.

 

 

Com a participação de professores do quadro da Unir-RO que conduzem a narrativa, o filme intenta proporcionar uma fonte histórica confiável para as futuras gerações, e, através da Funcultural recebeu subsídios da lei Aldir Blanc, possibilitando assim, o acesso livre à essas memórias audiovisuais através do incentivo cultural em tempos de pandemia, fazendo chegar à população em geral, um conhecimento que deve idealmente ser compartilhado por todos, em especial com a comunidade surda, possuindo legendas em português e janela em Libras.

 

Em que pesem tais recursos serem liberados pelo governo federal, a iniciativa do projeto de lei 1.075/2020, regulamentado no plano federal por meio do Decreto Legislativo nº 10.464 (Lei Aldir Blanc), foi iniciativa da deputada negra Benedita da Silva, digna de todas as loas devidas pelo setor cultural.

 

Santo Antônio das Cachoeiras é um arquipélago de memórias, as quais, costuradas, desvelam algumas de suas camadas, intentando mostrar em poucas linhas, a grandiosidade dos verdadeiros pioneiros dessa região, instigando, tanto dúvidas, quanto o enfrentamento de muitas certezas.

 

A maior delas, talvez, permanecerá ainda por três décadas com sua barreira de concreto administrada pela iniciativa privada, privando as populações tradicionais de um de seus maiores cartões postais ao mesmo tempo em que suga a energia caudalosa do rio Madeira feito um gigantesco percevejo cinzento.

 

Apoio

 

“Este projeto é apoiado pela Prefeitura do Município de Porto Velho, através da Funcultural, com recursos provenientes da Lei Federal nº 14.017, de 29 de junho de 2020”

Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS