QUILOMBO: Produtoras culturais de Rondônia ganham prêmios de arte da Fundação Cultural Palmares

O projeto "Maculelê: Reconstruindo o Quilombo" foi o vencedor da premiação

QUILOMBO: Produtoras culturais de Rondônia ganham prêmios de arte da Fundação Cultural Palmares

Foto: Divulgação

As produtoras culturais de Vilhena, Andréia Machado e Andressa Vitória ganharam o Prêmio Palmares de Arte da Fundação Cultural Palmares. A premiação tem como objetivo fortalecer as expressões culturais afro-brasileiras, além de identificar, valorizar e dar visibilidade às atividades protagonizadas por cidadãos pretos.

 

A Fundação Cultural Palmares premiou 120 iniciativas de artistas do Brasil praticantes das diversas expressões culturais afro-brasileiras nas seguintes categorias: Artesanato, Dança, Leitura, Escrita e Oralidade, Música e Teatro.

 

Andressa Vitória ganhou o prêmio na categoria dança afro-brasileira com o projeto "Maculelê: Reconstruindo o Quilombo" que teve como objetivo valorizar a cultura afro-brasileira e combater o racismo e preconceito contra pretos e pardos  brasileiros.

 

Já Andréia Machado ganhou  o prêmio na categoria Leitura, Escrita e Oralidade com a iniciativa cultural “Faces do Quilombo” que visa fomentar a leitura, escrita e oralidade e trabalha com a produção de textos, tanto para livro, cartilha e revista voltada para o retrato, valorização  da Comunidade de Remanescentes Quilombolas de Santa Cruz, localizada no Município de Pimenteiras do Oeste no estado de Rondônia, preservando a cultura e a  memória material  e imaterial regional valorizando a riqueza cultural dessa comunidade de remanescentes quilombolas.

 

As produtoras culturais fazem parte do Pontos de Cultura e Mídia Livre Serpentário Produções e da Associação Diversidade Amazônica que trabalha há cerca de 12 anos com projetos culturais que valorizam a cultura na Região Norte do Brasil.

 

“Estamos muito felizes em receber o Prêmio Palmares de Arte da Fundação Cultural Palmares que é o reconhecimento do trabalho que estamos realizando há vários anos em prol da valorização e do fomento da cultura afro-brasileira em Rondônia e também da luta e combate do racismo. Agradecemos de coração a todos que apoiam nosso trabalho”, falou a produtora cultural Andréia Machado.

 

Já  Andressa Vitória informou que o grupo cultural de Vilhena está produzindo vários projetos culturais para a valorização da cultura afro-brasileira em Rondônia.

 

“Em breve teremos muitas novidades, estamos produzindo projetos culturais com objetivo de valorizar a cultura afro-brasileira em Rondônia, entre eles: revista, vídeo documentário e um novo espetáculo de dança ”, informou Andressa Vitória.

 

Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Quem é mais culpado pelas enchentes em Porto Velho?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS