As lições têm conteúdos históricos, musicais, estilísticos, técnicos e também relacionados a produção e gestão
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos) apresenta, nesta quinta-feira, 13, a 18ª vídeo-oficina on-line da sua Academia de Ópera. O projeto da Funarte, em parceria com a UFRJ, integra o Arte de Toda Gente – programa que reúne várias atividades de formação artística e espetáculos. Com acesso gratuito, os vídeos são transmitidos no site sinos.art.br e no canal de vídeos youtube.com/artedetodagente.
Coordenada pelo maestro Silvio Viegas, esta nova vertente do Sinos tem como objetivo introduzir a prática da ópera e seus subgêneros nos projetos sociais que atuam no ensino coletivo dos instrumentos musicais, com a formação de orquestras; e, ainda, junto a instituições que mantenham grupos orquestrais de jovens.
A Academia de Ópera Sinos envolve a produção de vídeo-oficinas, ministradas por gabaritados profissionais brasileiros ligados a essa linguagem. As lições têm conteúdos históricos, musicais, estilísticos, técnicos e também relacionados a produção e gestão.
O projeto inclui, ainda, a criação e apresentação de quatro novas óperas de câmara, encomendadas aos compositores Tim Rescala, João Guilherme Ripper, André Mehmari e Eli-Eri Moura.
Com curadoria e produção da Escola de Música da UFRJ, o programa Arte de Toda Gente abrange os projetos Bossa Criativa e Um Novo Olhar (UNO), além do Sinos.
Academia de Ópera Sinos – Aula 18
13 de janeiro de 2022 – quinta-feira
Mais informações e acesso gratuito em: sinos.art.br e youtube.com/artedetodagente
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!