Livro “Poiética arte do desprezo” será lançado neste sábado

A obra reúne parte da produção poética de Bruno Cruz, artista plástico, poeta e produtor cultural rondoniense

Livro “Poiética arte do desprezo” será lançado neste sábado

Foto: Divulgação

O livro “Poiética arte do desprezo” será lançado neste sábado, 9, às 19h. O evento contará também com uma singela exposição de artes plásticas produzidas pelo poeta. A atividade acontecerá na Rua Colômbia, n°4050, bairro Embratel, em Porto Velho.

 

A obra reúne parte da produção poética de Bruno Cruz, artista plástico, poeta e produtor cultural rondoniense, sendo, portanto, a primeira obra poética lançada pelo artista. Por precaução, estão sendo asseguradas e respeitadas todas as medidas sanitárias de enfrentamento à crise pandêmica.

 

 

Com uma produção poética de anos, escritas em folhas, hoje, gastas e amareladas pela ação do tempo, o poeta rondoniense Bruno Cruz trará ao público o fruto de tantas noites em claro, trabalhando arduamente, assim como um escultor trabalha a argila, na elaboração dos poemas que constituem a antologia Poiética arte do desprezo.

 

Não por gosto ou por afetação, a distância que separava os poemas que o público terá a oportunidade de apreciar e a forma editorial que eles alcançaram é resultante, apenas, da dificuldade que muitos poetas rondonienses enfrentam para a concretização de suas obras.

 

A poética de Bruno Cruz perpassa temas caros à tradição poética ocidental, sendo, portanto, universal em sua abrangência temática e efetiva em sua assimilação por parte dos leitores. Sem floreios e sem temores, o poeta apresenta uma miríade de imagens poderosas acerca da morte, da loucura, da dor, da solidão etc.

 

Com isso, sua poética torna-se, sem dúvidas, uma arte do desprezo, uma arte que, de forma quase antropofágica, se alimenta da carne viva de tudo daquilo que é matéria em decomposição, matéria em devir, em silencioso alienamento. Tudo aquilo que, aos olhos superficiais da percepção cotidiana, é negado ou negligenciado, na produção escrita do poeta ganha contornos novos.

 

Com essa obra inovadora em sua linguagem, em sua temática e na forma com que é tratada a arte poética, Bruno Cruz traz às letras rondonienses um material autêntico, independente e de grande beleza estética.

 

 

Galgando seus primeiros passos na cena literária de Rondônia, podemos assegurar que o poeta Bruno Cruz caminha sobre as mesmas pegadas daqueles que pretenderam, pioneiramente, poetizar em Rondônia, mesmo que para isso estabeleça um palco onde as representações não sejam restritas a esse espaço, mas que alcancem todos os leitores, em seus mais variados espaços e tempos.

 

Serviços

 

O quê: Lançamento do livro “Poiética arte do desprezo”.

Data: 09 de outubro de 2021 (sábado)

Hora: 19h

Onde: Rua Colômbia, n°4050, bairro Embratel, Porto Velho - RO

Contato com o autor: 69 99269-0355

 

Autor: José Maiko Farias Amim

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS