A obra reúne parte da produção poética de Bruno Cruz, artista plástico, poeta e produtor cultural rondoniense
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O livro “Poiética arte do desprezo” será lançado neste sábado, 9, às 19h. O evento contará também com uma singela exposição de artes plásticas produzidas pelo poeta. A atividade acontecerá na Rua Colômbia, n°4050, bairro Embratel, em Porto Velho.
A obra reúne parte da produção poética de Bruno Cruz, artista plástico, poeta e produtor cultural rondoniense, sendo, portanto, a primeira obra poética lançada pelo artista. Por precaução, estão sendo asseguradas e respeitadas todas as medidas sanitárias de enfrentamento à crise pandêmica.
Com uma produção poética de anos, escritas em folhas, hoje, gastas e amareladas pela ação do tempo, o poeta rondoniense Bruno Cruz trará ao público o fruto de tantas noites em claro, trabalhando arduamente, assim como um escultor trabalha a argila, na elaboração dos poemas que constituem a antologia Poiética arte do desprezo.
Não por gosto ou por afetação, a distância que separava os poemas que o público terá a oportunidade de apreciar e a forma editorial que eles alcançaram é resultante, apenas, da dificuldade que muitos poetas rondonienses enfrentam para a concretização de suas obras.
A poética de Bruno Cruz perpassa temas caros à tradição poética ocidental, sendo, portanto, universal em sua abrangência temática e efetiva em sua assimilação por parte dos leitores. Sem floreios e sem temores, o poeta apresenta uma miríade de imagens poderosas acerca da morte, da loucura, da dor, da solidão etc.
Com isso, sua poética torna-se, sem dúvidas, uma arte do desprezo, uma arte que, de forma quase antropofágica, se alimenta da carne viva de tudo daquilo que é matéria em decomposição, matéria em devir, em silencioso alienamento. Tudo aquilo que, aos olhos superficiais da percepção cotidiana, é negado ou negligenciado, na produção escrita do poeta ganha contornos novos.
Com essa obra inovadora em sua linguagem, em sua temática e na forma com que é tratada a arte poética, Bruno Cruz traz às letras rondonienses um material autêntico, independente e de grande beleza estética.
Galgando seus primeiros passos na cena literária de Rondônia, podemos assegurar que o poeta Bruno Cruz caminha sobre as mesmas pegadas daqueles que pretenderam, pioneiramente, poetizar em Rondônia, mesmo que para isso estabeleça um palco onde as representações não sejam restritas a esse espaço, mas que alcancem todos os leitores, em seus mais variados espaços e tempos.
Serviços
– O quê: Lançamento do livro “Poiética arte do desprezo”.
– Data: 09 de outubro de 2021 (sábado)
– Hora: 19h
– Onde: Rua Colômbia, n°4050, bairro Embratel, Porto Velho - RO
– Contato com o autor: 69 99269-0355
Autor: José Maiko Farias Amim
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!