CLENICE BLACKMAN: Professora doutora é agraciada com a Cruz do Mérito Acadêmico e Profissional

Clenice Blackman também é escritora; ela da quarta geração dos barbadianos

CLENICE BLACKMAN: Professora doutora é agraciada com a Cruz do Mérito Acadêmico e Profissional

Foto: Divulgação

A professora doutora e escritora Cledenice Blackman, foi agraciada com a honraria da “Cruz do Reconhecimento Social e Cultural”, outorgada pela Câmara Brasileira da Cultura - Academia de Ciências e Artes, Grau Dama Comendadora, pela expressiva atuação no campo social e cultural na cidade de Porto Velho.
 
Cledenice Blackman é uma mulher negra, descendente de barbadianos da quarta geração, nascida no dia 01 de agosto de 1976, na cidade de Porto Velho, onde reside  até os dias atuais.
 
 
Ele é Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Câmpus Marília (2020) e tem  Mestrado em História pela Universidad Pablo de Olavide, em convênio com a Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR e a Universidad de Múrcia (2009/2010), Mestrado em História e Estudos Culturais pela Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR (2013/2015). Licenciada e Bacharela em História pela Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR (2003/2006). 
 
 
Bacharela em Biblioteconomia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR (2009/2013). Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão, Supervisão e Orientação Escolar pela Faculdade de Ciências Administrativas e Tecnologia de Rondônia - FATEC-RO (2007/2008).
 
 
 Membra efetiva da Academia Rondoniense de Letras - ARL ao titular da cadeira nº 36, cujo o patrono é Henry Major Tomlinson. Cledenice Blackman é Autora do Livro: Do madeira mar do Caribe à beira do Madeira: Historiografia, Cultura e Imigração (2019); Organizadora dos livros e Escritora de Artigos - A prática docente na Amazônia Ocidental (2018); Dossiê Rondônia - “O rio que nos une” – Educação, Migração e Cultura nestas paragens (2019); A Educação de Jovens e Adultos: práticas, políticas e desafios (2019).
 
 
Tem vários artigos publicados em revistas qualificadas que podem ser acessado via Google utilizando utilizando os descritores: Cledenice Blackman, Afro-Antilhanos Ingleses, Barbadianos, Comunidade Afro-Antilhana, Imigranção das Antilhas Inglesas et al. 
 
 
Como investigadora faz parte de três grupos de pesquisa, dessa maneira, é pesquisadora do Centro de Documentação e Estudos Avançados sobre Memória e Patrimônio de Rondônia – CDEAMPRO; Grupo de Pesquisa em Educação, Filosofia e Tecnologias GET/IFRO. Grupo de Trabalho Relações Étnico-Raciais e Decolonialidades (RERAD)/Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições – FEBAB. 
 
 
Atuando e pesquisando temas: Anterioridade da Mulher Afro-Antilhana na História de Rondônia e da Educação, Historiografia sobre os (as) Afro-Antilhanos(as), Imigração dos(as) Barbadianos(as) ou Antilhanos(as) para Amazônia Brasileira, especificamente, para Porto Velho. Educação, Patrimônio, Identidade, Gênero, Memória, Cultura, Fontes de Informação e Assessoria para Centro de Cultura: Bibliotecas, Centro de Documentação.
Direito ao esquecimento

Em um 2º turno entre candidatos de direita, em quem você votaria?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública. Vote quantas vezes quiser!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS