PESQUISA: Livro 'Reserva Extrativista Rio Ouro Preto: uma história de resistência' será lançado nesta quarta

A publicação é fruto de extensa pesquisa realizada na Resex entre os anos de 2013 e 2018 pela professora e pesquisadora Eva Alves da Silva

PESQUISA: Livro 'Reserva Extrativista Rio Ouro Preto: uma história de resistência' será lançado nesta quarta

Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira, 07,  às 20h, será lançado o livro “Reserva Extrativista Rio Ouro Preto: uma história de resistência”. O lançamento acontecerá de forma online, através do canal Coletivo Vozes e EnCantos Amazônicos, no Youtube. A obra perpassa os temas da constituição histórica, social e cultural da Reserva Extrativista Rio Ouro Preto (Resex), localizada em Guajará-Mirim/RO.

 

A publicacão é fruto de extensa pesquisa realizada na Resex entre os anos de 2013 e 2018. Somando-se às entrevistas, recortes de jornais, fotografias, mapas, quadros e outros documentos históricos, os saberes teórico-metodológicos empregados na pesquisa e produção do livro suscitam uma profunda reflexão acerca dos elementos constituidores da identidade dos moradores da Resex, através de análise dos fatores econômicos e políticos que viabilizaram a transformação de um antigo seringal em Reserva Extrativista e os complexos meandros que tal fato desencadeou.

 

A produção da obra representa uma nítida preocupação da professora, pesquisadora e movimentadora cultural Eva Alves da Silva em catalogar, preservar, divulgar e legar às futuras gerações os saberes e fazeres que constituíram e constituem o viver dessa comunidade, refletindo acerca dos modos de produção de vida nessa comunidade, se detendo em temas como a educação, a cultura, o trabalho, a religiosidade e a memória coletiva.

 

Portanto, esse trabalho “preenche” mais uma página do grande livro da história e geografia de Rondônia. Não uma história nos moldes “clássicos”, em que o sujeito da história é quem detêm o poder, mas uma história real, produzida pelos homens e mulheres que carregam em suas mãos calejadas as marcas históricas da ação do homem comum em sua labuta diária.

 

Lei Aldir Blanc

 

Este projeto foi fomentado com Recursos da Lei Aldir Blanc Nº 14.017/2020, por meio do Edital Nº 86/2020/SEJUCEL-CODEC: 1ª Edição Marechal Rondon do Edital de Chamamento Público para Publicação e Difusão de Expressões Culturais, Eixo I – Publicação de Livros e Revistas Culturais, Linha I – Publicação de Livros Inéditos – Individual.

 

 

 

 

Serviços

 

O quê: lançamento do livro “Reserva Extrativista Rio Ouro Preto: uma história de resistência”.

Data: 07 de maio de 2021 (quarta-feira)

Hora: 20h

Onde: Canal do Coletivo no Youtube: Coletivo Vozes e EnCantos Amazônicos

Acessibilidade: Intérprete de Libras.

 

Autor: José Maiko Farias Amim

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS